MIND MAPS

MIND MAPS

Uma destas diversas técnicas ensinadas na disciplina de “Técnica de Estudos” presente em todos os cursos da Uniamérica, é o estudo por meio de Mind Maps. Os Mind Maps ou Mapas Mentais foram criados pelo inglês Tony Buzan, na década 1970. Seu objetivo era aprimorar o processo de aprendizagem e memorização utilizando uma abordagem não linear de encadeamento de informações. O método de registro de ideias proposto por Buzan é organizado do modo em que o cérebro armazena informações nos neurônios.

De acordo com a professora da disciplina – Thuinie Daros: “O Mindmapping é, na verdade, uma técnica fácil e muito útil para organizar os conteúdos de um texto e aumentar a capacidade de armazenar as informações, além disso, possibilita ao estudante a concentração e o foco na atividade”.

Esta técnica foi ensinada aos alunos do primeiro período de Ciências Contábeis. Durante a realização das atividades, eles foram instruídos sobre o processo de elaboração e construíram os seus Minds Maps por meio de aplicativos específicos com os dispositivos móveis da própria faculdade.

Oportuniza-se, desta forma, uma ferramenta que os alunos poderão utilizar para compreender os conteúdos, não só na faculdade, mas em qualquer outro ambiente de aprendizado, favorecendo o autodidatismo e a autonomia.