Arquitetura e Urbanismo participam de Palestra “Como funciona o céu?” – FAU

A turma da disciplina de Conforto Ambiental, do curso de Arquitetura e Urbanismo do 3 período da Uniamérica, participaram nesta quinta-feira (02/03) de uma palestra para compreender o funcionamento do céu, da esfera armilar, com o biólogo Anderson Trogello.

Por que estudar isso em arquitetura? Segundo a professora de conforto ambiental Thais Soares, “para conhecer e propor estratégias relacionadas ao conforto ambiental é preciso conhecer o movimento dos astros, principalmente do Sol, em diferentes períodos do ano. É aí que se faz a interdisciplinaridade”.

O palestrante, Anderson Trogello, é biólogo e trabalha em parceria com o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho com o desenvolvimento de materiais didáticos de astronomia de baixo custo.
Os alunos desenvolveram um simulador do movimento aparente do sol de papel, que poderá ser utilizado para auxiliar o desenvolvimento de seus projetos de arquitetura. Anderson fez questão de frisar para os alunos “O estudo básico da astronomia pode ser uma importante ferramenta para a profissão da arquitetura, uma vez que tirar partido desse conhecimento pode agregar qualidade ao resultado final”.