Projeto Integrador “Orientando Futuros”

Nesta sexta (7) aconteceu um dos encontros do Projeto Integrador “Orientando Futuros”, que reuniu cerca de 30 alunos participantes da Guarda Mirim de Foz do Iguaçu. O projeto é idealizado pelas acadêmicas:  Franciele Bianchini; Herica Cristina Sene Alves; Julia Leonhart  e Beatriz Brusch, do curso de Psicologia da Uniamérica, com a orientação da Professora Fátima Soares.

Segundo a acadêmica Julia Leonhart o objetivo do projeto é trabalhar a orientação profissional desses jovens e adolescentes. Propondo ao final dos encontros uma devolutiva individual, com os resultados de cada avaliação, para os estudantes usarem como orientação no processo de escolha de profissão. “Serão realizados 5 encontros para refletir sobre os temas de percepção, conhecimento sobre as profissões, valores pessoais, teste vocacional, entre outros.  Toda essa interação tem sido muito produtiva, tanto para os participantes, quanto para o grupo do projeto. Eles estão interagindo muito bem, o que colabora para um resultado mais assertivo e positivo, proporcionando para nós acadêmicos, mais conhecimento para carreira profissional”, comenta a estudante.

A Professora Pâmela Streb, falou do case Uniamérica, da metodologia 100% ativa, inovadora e diferenciada, tendo o acadêmico como protagonista do conhecimento e atuando na prática, desde os primeiros dias de aula.

Também aconteceu um bate-papo com acadêmicos dos cursos de Nutrição, Farmácia, Educação Física, História, Enfermagem, Biomedicina, Psicologia e Fisioterapia, que comentaram sobre cada profissão, suas experiências e suas atuações durante o curso.   

Para o acadêmico Felipe Yang, do curso de Fisioterapia, ajudar os colegas de outras turmas na aplicabilidade do Projeto Integrador é muito gratificante, pois todas as profissões, independente da área, estão interligadas, podendo interagir entre si. “Ser lembrado pelos outros estudantes, participar de projetos interdisciplinares é muito importante, melhora o nosso aprendizado, ajuda em nossa formação para nos tornarmos profissionais mais completos, qualificados e experientes”, ressalta Felipe.

Para Professora da Guarda Mirim, Maria de Loudes Rezende, essa ação é muito importante, pois esses jovens precisam de orientações, precisam conhecer as áreas de atuação de cada profissional, para decidir com segurança qual carreira seguir. “Acredito que as acadêmica do projeto estão conseguindo demostrar claramente isso para os participantes, colaborando para tomada de decisão deles, sobre qual profissão escolher para o futuro. Essa parceria deve continuar para grupos futuros”, diz a professora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>