Estudantes da Uniamérica realizam visita técnica em Brasília

Neste fim de semana, estudantes do 3º e 5º período de Arquitetura e Urbanismo e 1º período de Engenharia Civil da Uniamérica participaram de uma visita técnica para Brasília visando estudar a escola modernista de arquitetura na prática. Brasília foi planejada pelo urbanista Lucio Costa, e sua arquitetura foi concebida pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer. Os alunos puderam conhecer de perto diversos palácios, o congresso nacional, a praça dos três poderes, a torre digital e a torre da TV, a catedral de Brasília e a igreja Dom Bosco, o museu nacional e caminhar pelas super-quadras. O grupo pôde conhecer também o primeiro clube de Brasília – Clube Vizinhança Asa Sul, onde foram recebidos por um dos mais antigos sócios.

A visita faz parte do projeto pedagógico do curso de arquitetura e urbanismo, verdadeira aula de história da arquitetura na prática. A genialidade dos arquitetos Lucio Costa e Oscar Niemeyer pode ser comprovada pelos estudantes e também através de entrevistas feitas com guias de turismo, cidadãos e funcionários dos ambientes visitados.

Um aspecto importante de ressaltar, a cidade não prioriza o pedestre no eixo monumental. O grupo pode perceber que tem sentido uma das principais críticas ao modernismo, onde muitas vezes a arquitetura monumental sobressai-se em relação ao cidadão, isso se reflete na ausência de calçadas, dificuldade na mobilidade urbana e excessivo uso de pisos concretados – falta de sombra e áreas de convivência externas.

Importante frisar que a viagem contou com a participação de 10 alunos do curso de arquitetura da UDC, propiciando um intercâmbio de aprendizados entre os alunos onde as duas instituições saíram ganhando. Esta integração, que já ocorre no projeto Espaço da Cidadania entre a UDC, UNILA e Uniamérica – sob a Coordenação do SICOOB, mostra que é possível colocar a busca pelo conhecimento e o interesse pela nossa cidade acima dos muros institucionais.

A viagem foi organizada pelos professores José Luiz Batista e Alexandre Balthazar. Para o segundo semestre a FAU Uniamérica está planejando uma nova visita para Curitiba visando estudar o planejamento e gestão urbana de nossa capital, e os parques históricos de Morretes (PR) e São Francisco do Sul (SC).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *