Colegiado de Administração promove de palestra sobre gestão pessoal

No dia 18 de maio, aconteceu na Uniamérica a palestra “O QUE SIGNIFICA SER HUMANO?”, promovida pelo colegiado de Administração. O grupo busca proporcionar diversos eventos durante o ano, que possam contribuir para visão de mundo e dos desafios na seleção e adaptação das inovações existentes. O evento contou com o apoio da União das Instituições Conscienciocêntricas Internacionais (UNICIN) e da Associação Internacional para Expansão da Conscienciologia (AIEC) através do Hotel Mabu Interludium.

A palestra foi proferida pela professora Simone Ramounoulou, fundadora e gestora do Instituto Antakarana Willis Harman House – SP. Ela é Administradora de Empresas e Humanista, com formação em Relações Internacionais pela Escola de Base das Nações Unidas e pela Universidade de Florença, Itália, além de ser consultora organizacional em projetos internacionais, desenvolvendo programas especiais em integração organizacional e processos de aprendizagem, sempre focados em valores humanos e em técnicas interativas, em diversas áreas.

Simone representa quatro organizações internacionais no Brasil, como o Institute of Noetic Sciences, com foco em pesquisa e educação científicas dedicadas ao conceito de consciência; o Club de Budapest, organização informal com estudos nas áreas de ciência, arte, literatura, cultura e que manifestam o propósito de mobilizar recursos sociais e humanos a fim de melhor atender aos desafios globais; ainda a World Business Academy, associação comunitária que examina o papel da administração no contexto da resolução de problemas sistêmicos sociais; por fim, The Natural Step, uma associação comunitária, com sede na Suécia e que se dedica a sustentabilidade das atividades humanas.

O objetivo da palestra foi conhecer e aproximar os contextos das organizações internacionais, com os conteúdos trabalhados em sala de aula, além de promover a network entre os estudantes e profissionais da área. O conhecimento da Professora Simone estimulou a reflexão de professores, alunos e visitantes presentes, em busca de soluções e ferramentas de transformação social, liderança, educação, empreendedorismo e até ecologia e sustentabilidade. Para ela é importante entendermos “como são os seres humanos, diante das tensões criativas e interações complexas do cotidiano, como podemos refletir sobre os temperamentos humanos e respectivas necessidades individuais, diante dos aspectos da política, educação, comunicação, arte, ciência, religiões, economia e finanças ”.

Segundo Antônio Pitaguari, professor do curso de Administração da Uniamérica, os estudantes buscam informações nesse campo, com intuito de ampliar possíveis temas de projetos integradores, que utilize uma responsabilidade individual baseada na consciência coletiva. “Todo indivíduo é responsável por suas escolhas e até mesmo por algo que se deixa de fazer no convívio social”, ressalva.  

Capa Exploração Científica da Consciência

Nota: a ideia da palestra ocorreu em virtude da tradução e publicação do livro “Exploração Científica da Consciência, em Direção a uma Nova Epistemologia”, realizada pelo professor Antonio Pitaguari. A autoria da obra, de Willis Harman, foi o ponto de contato com a professora Simone Ramounoulou. Se você se interessou pelo tema e tem alguma sugestão, feedback ou se tem interesse em receber o livro traduzido de Willis Harman é só entrar em contato pelo e-mail [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *