Acadêmicos desenvolvem prótese robótica de baixo custo

Acadêmicos desenvolvem prótese robótica de baixo custo

Na última quarta (04), acadêmicos do Curso de Engenharia Mecânica desenvolveram um prótese de mão e antebraço, interagindo com os conhecimentos de acadêmicos do curso de Engenharia Elétrica e Fisioterapia. A prótese surgiu da necessidade de um grupo de acadêmicos de Fisioterapia (Gislaine Cristina Lucheti, Fernanda Camacho Bom-Fim, Bruno Alexandre Zilli, Áurea Eyng Villa, Wissam Abdo El Hakim Kadri e João Dama Sampaio) que ao realizarem atendimento em paciente com braço amputado, precisava de um material de melhor precisão para movimentos da mão, porém com custo menor. Então fizeram a proposta para integrarem um Projeto Integrador entre os cursos de engenharia mecânica e elétrica, que pudessem projetar e desenvolver uma prótese que atendesse a necessidade do paciente.

O grupo de Engenharia Mecânica, formada pelos alunos Eduardo Henrique Kawaguchi, Gabrielle Godinho dos Santos, Lourival Borges Junior, Marcio de Almeida, Thiago Felipe da Silva e Giuliano Godoy (Eng. de Produção),  desenvolveu todo o mecanismo externo, que constituiria a estética da prótese, realizando diversas pesquisas sobre matéria-prima que pudessem diminuir o custo final da prótese. Por fim, desenvolveram o elemento com madeira e fibra, através de uma impressão em 3D. Em seguida, integraram o projeto com os estudantes Thiago Gabriel Grando Copano, Vinicius Magagnin Farinha, Isaac Kennedy Duarte de Oliveira, Higor Gonçalves Marques, Stela Guidione Cossa, Gabriel Pereira Fernandes e Jhonathan Manenti dos Santos Manuel, do curso dee Engenharia Elétrica, que produziram todo o processo de funcionamento elétrico da prótese, que atendesse os comandos e realizasse os devidos movimentos necessários para que o paciente pudesse utilizar a prótese.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>