Estudantes apresentam projetos de Centro Cívico para autoridades de Foz

Por uma premissa de conceber um projeto em parceria com a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo do 5º Período, projetaram uma Ágora e um Centro Cívico. Foram 8 grupos criadores do grande complexo Cívico. O Projeto Integrador teve o desafio de resolver um problema atual do Município, alocar os prédios públicos em obras próprias, uma vez que vários setores da prefeitura encontram-se em lugares alugados gerando um custo aproximado de R$ 400 mil, que são pagos pelos cofres públicos municipais todos os meses.

Na última sexta feira (21), a Uniamérica recebeu o Vice-Prefeito Nilton Bobato e o Secretário de Planejamento Urbano Elsidio Emilio Cavalcanti. Os acadêmicos fizeram a apresentação dos projetos Urbanísticos e Arquitetônicos da Ágora e Centro Cívico, através de material impresso devidamente catalogado, vídeos e com a explicação de detalhes dos conceitos criados por eles. A problemática real da inexistência de um Centro Cívico, foi incorporada através do Projeto Integrador, buscando atender a necessidade da prefeitura. Foram propostos projetos de Prefeitura Municipal, Fórum, Câmara de Vereadores, Teatro, Mercado Municipal, entre outros. Todos os projetos foram baseados em um novo conceito de urbanismo criado, exclusivamente, pelos acadêmicos.

Segundo o professor Jose Luiz Melhado Batista, essa atividade é de extrema importância, pois coloca os estudantes em contato direto com as reais necessidades do município em que vivem, bem como cria uma rede de relacionamentos com os órgãos públicos, tendo como experiência de “clientela” os Líderes do Município. “A oportunidade dos alunos em projetar no meio urbano através de problemas reais de Foz, demonstrou como é o dia-a-dia de uma licitação ou concurso de projetos públicos. Oferecendo a experiência adequada para que eles aplicassem o conhecimento adquirido em sala de aula na prática, para resolução de um problema real”, finaliza o professor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *