Pedagogia recebe professor da USP para bate papo

Nesta quarta-feira (02), estudantes do curso de Pedagogia da Uniamérica tiveram um bate papo com o professor Dr. José Manuel Moran, que na ocasião conversou com os estudantes sobre inovação na formação inicial de professores. Foi apresentado ao convidado o modelo educacional Uniamérica, as atividades desenvolvidas durante o curso, bem como as especificidades do uso das tecnologias na aprendizagem, este como tema principal de pesquisa do profissional.

O professor José Manuel desenvolve projetos de mudança na educação presencial e online, focados em metodologias ativas, valores criatividade e tecnologias móveis, defendendo o uso de tecnologias digitais para o apoio do ensino e da aprendizagem. É formado em Filosofia (USP), Comunicação (Buenos Aires) e Mestrado e Doutorado em Comunicação na USP, é ainda professor de Novas Tecnologias na USP (aposentado), cofundador do Projeto Escola do Futuro da USP e coordenou alguns programas de educação semipresencial (blended learning) e à distância. Além de apoiar projetos de forma mais interdisciplinar, o ensino híbrido e a sala de aula invertida. Para ele a metodologia inovadora da Uniamérica vem de encontro com sua área de pesquisa e atuação, “modelos mais inovadores, disruptivos, sem disciplinas, que redesenham o projeto, os espaços físicos, as metodologias, baseadas em atividades, desafios, problemas, jogos e onde cada aluno aprende no seu próprio ritmo e necessidade, desenvolve seu projeto de vida, competências e valores integrais e também aprende com os outros em grupos, com supervisão de professores orientadores e de tecnologias móveis”, comenta.