Uniamérica recebe prêmios em reconhecimento ao modelo educacional

A Faculdade Uniamérica recebeu três premiações em reconhecimento a sua atuação em projetos inovadores em educação, empreendedorismo e em soluções tecnológicas para saúde pública desenvolvidos na região. Os prêmios foram entregues durante a FEMAI-INNOVACITIES, realizada em Toledo, certificados e premiações concedidas pela Abipir, IFIA e UNIOESTE. 

A Uniamérica recebeu o Troféu Ouro – Inovação Social em Educação em reconhecimento pelo modelo educacional de ensino superior e também o Grand Troféu Platina o prêmio máximo da INNOVACITIES, ambos com reconhecimento internacional, baseados em 13 critérios técnicos.  A faculdade foi avaliada nos itens inovação e originalidade; desenvolvimento; abrangência territorial; público-alvo; impactos econômicos; impactos sociais (inclusão e mobilidade urbana); impactos sociais (educação); impactos sociais (saúde); sustentabilidade; empreendedorismo, qualidade de vida; escalabilidade; apresentação.

O terceiro prêmio recebido foi o Troféu Prata InnovaSaúde, com o Projeto Mais Saúde, conquistado pelos acadêmicos do curso de Fisioterapia e Engenharia Elétrica da Uniamérica, entre os 45 projetos apresentados pelas 18 instituições participantes. Os alunos desenvolveram uma plataforma de comunicação entre o sistema de saúde e os usuários, do local que queira implementar a ferramenta. A iniciativa foi apresenta no estilo Hackathon, organizada pela INNOVACITIES, IFIA, ABIPIR, SEBRAE, UNIOESTE e ACIT (Toledo).

De acordo com a acadêmica de Fisioterapia, Gislaine Cristina, a participação do grupo foi muito gratificante, e a premiação confirma o compromisso da metodologia praticada pela Uniamérica. “Esse novo modelo de ensino coloca o estudante como protagonista do conhecimento, tornando-o mais seguro para resolver problemas reais, favorecendo o trabalho em equipe”, destaca a estudante.

A estudante de Fisioterapia, Fernanda Camacho, avalia o prêmio como um reconhecimento da capacidade de ir além e alcançar objetivos. “Chegar nesse resultado foi surpreendente, pois a equipe superou obstáculos e forneceu uma ferramenta de utilidade pública relevante”, observa a aluna.

Para o coordenador do curso de Engenharia Aeroespacial, Oswaldo Loureda, foi um evento de grande repercussão na região, aproximando instituições de educação superior com o setor agrícola e comercial. “Essas premiações comprovam que a Uniamérica vem se destacando no mercado pela metodologia de ensino, pelos projetos integradores que os acadêmicos desenvolvem direcionado para comunidade e pela inovação que oferece, causando um impacto social positivo e fornecendo para região um ensino de qualidade”, ressalta.

       Sobre a Uniamérica: A Faculdade Uniamérica adota o método de aprendizagem ativa, pelo qual o aluno é protagonista de seu desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal. Desse modo, desde o primeiro semestre os estudantes participam de projetos integradores, desenvolvendo ações concretas que contribuem para o desenvolvimento da região. A instituição oferece cursos de graduação, pós-graduação, cursos independentes de extensão para acadêmicos e profissionais já formados, além de escolas de iniciação científica e cursos de idiomas.

 Projeto Mais Saúde – InnovaSaúde

              Foi desenvolvido uma ferramenta de comunicação ampla com a população, através de uma plataforma (web. mobile e App)  chamada +Saúde. A plataforma tem como objetivo ampliar a comunicação entre as UBS (Unidades Básicas de Saúde), com conteúdo público, em que cidadão terá um login de acesso à informações da sua unidade, como recados gerais (serviços ausente, setores fechados), agenda médica, cronograma de atividades, liberação de medicamentos, calendário de vacinas, com acesso a um relatório mensal dando transparência na quantidade de atividades e atendimentos realizados pela UBS. Oferece ainda informativo das campanhas que ocorrem na unidade (Ex: Setembro Amarelo, Outubro Rosa) e também especificando o número de pacientes faltosos, ou outros informativos pertinentes para funcionamento da unidade. O App ainda apresenta um recurso de envio de mensagens, para que servidores possam sinalizar os pacientes sobre suas consultas, retirada de exames e as vacinas com dois dias de antecedência, evitando assim o índice de faltas e esquecimentos, mantendo a população informada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>