Trabalho voluntário de engenheiros é tema de palestra na Uniamérica

O grupo Engenheiros Sem Fronteiras realizou uma palestra, em novembro, para cerca de 100 pessoas dos cursos de Eng. Civil, Ambiental, Produção, Mecânica, Elétrica e Arquitetura da Uniamérica, além da comunidade, com objetivo de apresentar a ONG e convidar pessoas para participarem. Os palestrantes convidados foram: Rogrigo Wolff – presidente da ESF; Renan Temp – Engenheiro eletrecista e Empreendedor Internacional; Bleber Vanolli – Me em Engenharia de Produção e voluntário no Projeto “Anjo Gabriel”; Jurandir Oliveira – Gestor Público; Ronaldo Caceres – Fundados do Projeto “Um Chute para o Futuro” e Oswaldo Loureda – PhD Engenharia Aeroespacial e ex-voluntário na ESF de Israel.

Durante o evento foi abordado sobre o voluntariado, qual a importância e quais as vantagens de levar conhecimento e tecnologia para comunidade carentes, estando em compromisso com a transformação social e construção do processo democrático. Segundo o Diretor do grupo Fernando Lozove, os Engenheiros Sem Fronteiras realizam ações e projetos baseados em engenharia com a finalidade social, buscando melhorar a qualidade de vida e promover o desenvolvimento em real necessidade. “Nossa missão é promover a mudança. Queremos fazer a diferença na tríplice fronteira, contando com 3 pilares: engenharia, educação, sustentabilidade e voluntariado”, destaca Fernando.

Atualmente, esse movimento, conta com 35 núcleos, espalhados em 10 estados, contando com quase 800 membros. É uma associação sem fins lucrativos, de pessoas que dedicam o seu melhor como voluntariados. No núcleo de Foz participam 8 estudantes da Uniamérica do curso de Engenharia Civil: Luiz Fernando Lozove; Luan Cristopher Machado Morais; Halisson R. Zanchin Caceres; Thaís Carneiro Neris; Carlos Raphael Sganderla; Márcia Rocha; Sabrina Guimarães e Lucas Kenji Padilha.

A associação conta hoje com o apoio das instituições Uniamérica, Itaipu, ATITUDO, Rotary Internacional, Rotaract e Senge-PR. Qualquer pessoa pode fazer parte, basta demonstrar o interesse entrando em contato com [email protected].

Participação da ONG no Programa “Uniamérica em Ação”: https://youtu.be/6UbWEIgUA48