Anteprojeto Parque Linear rio Boicy foi entregue à prefeitura

Nesta segunda (11) estudantes e professores da Uniamérica entregaram o anteprojeto do Parque Linear do Rio Boicy para o Prefeito Chico Brasileiro, secretário de planejamento Elsidio Cavalcante, a Secretária de Meio Ambiente Ana Biesek e autoridades civis, no Centro de Visitantes da Itaipu Binacional. A proposta de recuperação das áreas ao entorno do rio é uma ação em conjunta entre a prefeitura municipal, Itaipu, Uniamérica, Unila, PTI, FozHabita, SANEPAR entre outros.
Todo o estudo técnico foi entregue pelos professores Ryon Braga, diretor-presidente da Uniamérica, Alexandre Balthazar – coordenador de Arquitetura e Urbanismo, Sílvia Sônia da Silva – coordenadora de Engenharia Civil, Thais Aline Soares e dos estudantes de Arquitetura e Engenharia Civil da Uniamérica que desenvolveram um laudo baseado no estudo técnico realizado desde setembro, com estratégias para melhorar a qualidade da água e o parque linear que propõe praças, passarelas, duplicações de ruas, pista de skate, quadras esportivas, ciclovia, revitalização das margens do rio, museu, monumentos, mirantes, áreas culturais além de moradias para cerca das 150 famílias que moram irregularmente no local. Bem como propostas de levantamento de recursos financeiros para custear as obras.
Segundo Alexandre Balthazar a proposta é uma operação urbana consorciada. “Pensando em unir o interesse da prefeitura e da iniciativa privada, elaboramos uma proposta de um anteprojeto de uma operação urbana consorciada, que oferece a venda de CEPAC’s, que são títulos de venda de potencial construtivo de interesse da iniciativa privada”, destaca ele.
Segundo o Prefeito Chico Brasileiro a prefeitura já está movimentando ações para iniciar os processos de captação de recursos. “Iremos contratar uma empresa para realizar o projeto executivo, que irá analisar o material e em seguida captar os recursos para realizar a obra”, comenta. Uma empresa que já foi cotada para participar desse processo é a Phytorestore, organização francesa, que trabalha em várias partes do mundo especializada em recuperação e despoluição de rios, através de estratégias naturais e sustentáveis.