Estudantes visitam o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Foz (DTCEA-FI)

Estudantes dos cursos de Administração, Contabilidade e Engenharia de Produção e Mecânica realizaram uma visita técnica no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Foz do Iguaçu (DTCEA-FI), no dia 25 de novembro, sob a supervisão do Professor Antônio Pitaguari. O grupo foi recepcionado pelo Suboficial Vinícius que realizou a visita guiada pela estrutura onde se desenvolve o Controle do Espaço Aéreo da tríplice fronteira: a Estação Meteorológica de Altitude (EMA), a Estação Meteorológica de Superfície (EMS), o Controle de Aproximação (APP) e o Centro de Controle de Área (ACC).
Na estação EMA, os estudantes participaram da soltura do balão meteorológico de fabricação japonesa, lançado na atmosfera contendo gás hidrogênio e que transporta a sonda finlandesa RS92 com o objetivo de medir temperatura, pressão, umidade, direção e velocidade do vento em todo o percurso de subida do balão nas diversas camadas da atmosfera, informações essas fundamentais para a previsão do tempo.
No prédio da Torre de Controle o grupo conheceu os setores EMS, APP e ACC com diversos detalhamentos técnicos. Para os estudantes o ACC foi o local mais impressionante, devido à vista e a tecnicidade da estrutura, que inclui radares e computadores para visualização de todo o deslocamento das aeronaves.
A visita foi de grande relevância, para entender o funcionamento da organização e da competência dos controladores de tráfego aéreo, que monitoram aparelhos e procedimentos técnicos de auxílio, controle de navegação e segurança dos voos, realizando um trabalho realmente impressionante e altamente responsável.

NOTA: Sob responsabilidade da Força Aérea Brasileira, o DTCEA-FI é a estrutura do Departamento de Controle do Espaço Aéreo que presta os serviços de tráfego aéreo, telecomunicações, informação aeronáutica e meteorológica na região do oeste do Paraná. O DTCEA-FI é o único controle que abrange os espaços aéreos de 3 países, incluindo os vizinhos Argentina e Paraguai, nos respectivos Aeroporto Internacional Puerto Iguazu e Aeroporto Internacional Guarani de Ciudad del Leste.