Gastronomia Uniamérica é nota máxima em avaliação do MEC

Na última semana, a Faculdade Uniamérica recebeu a comissão avaliadora do MEC para reconhecimento do curso de Gastronomia, conquistando nota máxima – 5 (de 1 a 5), sendo o único do Paraná com esse resultado.
De modo geral, dos 36 indicadores aos quais foi atribuída pontuação, 24 obtiveram nota 5. No âmbito do Projeto Pedagógico, 11 indicadores obtiveram nota 5 e 2 indicadores obtiveram nota 4. Segundo Norma Viapiana, diretora acadêmica, o Projeto Pedagógico oferece uma excelente formação dos futuros profissionais. “A estrutura curricular implantada contempla de maneira inovadora a interação entre teoria e prática por meio de laboratórios específicos. As metodologias ativas e interativas voltadas para o desenvolvimento intelectual e profissional do aluno, estimulam a aprendizagem afetiva nas resoluções de problemas reais”, destaca a professora.
Não apenas a metodologia aplicada chamou a atenção dos avaliadores, outro destaque com nota máxima é a infraestrutura do campus e o espaço do Centro de Capacitação Sindhotéis, onde acontece as aulas práticas do curso. Os indicadores de conceito 5 comprovam o compromisso da Instituição em formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho.
Para Ana Manuela Ordoñez, coordenadora do curso, a infraestrutura é fundamental para a qualidade da formação e envolve além dos laboratórios, as salas de aula, a biblioteca, os recursos de tecnologia empregados, incluindo também todos os insumos necessários para a realização das aulas práticas. “Os insumos são custeados pela Uniamérica para que as atividades práticas possam ser realizadas com qualidade e na quantidade necessária para uma aprendizagem efetiva.”, confirma a coordenadora.
Para o acadêmico Edson Pacheco, 2º período, é notável o compromisso da Uniamérica em oferecer um ensino de adequado com as demandas do mercado. “Existe um compromisso sério, por parte da faculdade, em oferecer o melhor curso de Gastronomia da cidade, tanto no que diz respeito ao corpo docente, quanto da infraestrutura que é ótima, fornos e equipamentos de última linha”, comenta o aluno.
A Acadêmica Amanda Reis, do 2º período, destaca o diferencial no conhecimento dos professores, que possuem experiência prática e teórica contribuindo para que o curso seja diferenciado, favorecendo a prática e o mercado de trabalho.
A comissão avaliadora mencionou ainda a importância do atendimento e apoio dado ao estudante, sendo considerada excelente. “A IES disponibiliza à comunidade acadêmica o Serviço de Atendimento Psicológico, vinculado ao curso de Psicologia, o qual oferece diversos serviços de orientação psicopedagógica e ainda de psicoterapia, quando identificada a necessidade”, destacaram.
Sobre a Uniamérica: A Faculdade Uniamérica adota o método de aprendizagem ativa, pelo qual o aluno é protagonista de seu desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal. Desse modo, desde o primeiro semestre os estudantes participam de projetos integradores, desenvolvendo ações concretas que contribuem para o desenvolvimento da região. A instituição oferece cursos de graduação, pós-graduação, cursos independentes de extensão para acadêmicos e profissionais já formados, além de escolas de iniciação científica e cursos de idiomas.