Os benefícios da Metodologia Ativa para quem busca diferencial

Nos tempos atuais, alguns modelos educacionais já não são validos para uma aprendizagem eficaz e concreta. Não são raros os casos de estudantes que afirmam não se identificar e nem conseguir bons resultados com a forma de ensino tradicional, aquela onde o professor passa horas em sala de aula explicando conteúdo enquanto o acadêmico só vai aplicar a matéria na prova ou, quando atuar na profissão.

Isso acontece porque cada indivíduo tem características únicas e aprende de uma forma distinta dos demais. Entretanto, sempre que se alinha teoria com a prática, o aprendizado se consolida com mais facilidade.

E, como mudar esse panorama em decadência?

Por meio de um cenário onde o professor deixa de ter a função de proferir ou de ensinar e, passa a facilitar o processo de aquisição do conhecimento. Sendo assim, o aluno passa a ser protagonista do seu próprio estudo, sendo incentivado também a utilizar-se da tecnologia – smartphones, bibliotecas virtuais, tablet –  a seu favor. Tudo isso é base da Metodologia Ativa.

MAS, O QUE É METOLOGIA ATIVA?

É um método de ensino que estimula o envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem. Ao invés de sentar na cadeira e ficar ouvindo o professor falar por horas, o estudante recebe um problema do cotidiano da profissão e tenta resolvê-lo com base nos conhecimentos adquiridos em leituras e discussões de grupo.

Essa metodologia permite colocar em prática aquilo que se aprende desde o primeiro dia de aula, consolidando os conhecimentos ao longo do curso. Portanto, o estudante é agente de sua formação acadêmica.

O objetivo também é criar um ambiente menos intimidante, que propicie o engajamento com o assunto e melhor assimilação do conteúdo lecionado.

A metodologia ativa faz com que os alunos participem de atividades como debates, trabalhos em equipe, estudos de caso e outras ações que o colocam em contato direto com a área escolhida. Isso desperta desde cedo competências que serão necessárias no mercado de trabalho, como habilidade de comunicação, retenção de informação e pró-atividade.

CARACTERÍSTICAS DA METOLOGIA ATIVA

1. Novas habilidades

Estudos da neurociência indicam que este tipo de metodologia ajuda os estudantes a desenvolver competências técnicas, como: o pensamento crítico e adaptabilidade.

1. Grande retenção de conteúdo

Nessa metodologia, o estudante está mais engajado com o conteúdo por vê-lo na prática e assim, existe uma melhor e mais profunda retenção do que se aprende.

1. Autonomia

A metodologia ativa propõe um ensino baseado na elaboração de projetos, soluções de problemas reais e colaboração entre os participantes. Ao aprender fazendo, o acadêmico tem a chance de conquistar autonomia e desenvolver uma visão empreendedora.

1. Protagonismo

Situações e problemas reais, similares aos vivenciados na vida profissional, são reproduzidos em sala de aula. Desta forma, o aluno tem a oportunidade de desenvolver-se e liderar projetos e desafios, contando ainda, com a participação constante do trabalho em equipe.

A valorização do currículo é uma preocupação da faculdade e do aluno, que começa a ser preenchida por meio realizações e atividades feitas pelo próprio acadêmico durante o curso.

Conhecendo desde cedo algumas situações futuras e reais enfrentadas na profissão, o preparo para a atividade profissional torna-se mais completo e com um repertório maior do que em outras metodologias tradicionais.

Na Uniamérica de Foz do Iguaçu, primeira instituição do Brasil 100% em Metodologia Ativa, a matriz curricular é organizada em competências, que aliam teoria e prática desde os primeiros momentos do curso. Reconhecendo a importância de um idioma estrangeiro na carreira, a faculdade inclui o ensino da língua inglesa para todos os cursos de graduação.

As estruturas físicas, como mesas para oito pessoas e salas interativas, favorecem a aprendizagem colaborativa e integração entre os estudantes, professores e monitores. Além de contar com biblioteca virtual e física, e estruturas preparadas para possibilitar a liberação da criatividade e da vontade de fazer e transformar.

Visite o site da faculdade conheça as opções de curso: http://uniamerica.br/