Os benefícios da Metodologia Ativa para quem busca diferencial

Os benefícios da Metodologia Ativa para quem busca diferencial

Nos tempos atuais, alguns modelos educacionais já não são validos para uma aprendizagem eficaz e concreta. Não são raros os casos de estudantes que afirmam não se identificar e nem conseguir bons resultados com a forma de ensino tradicional, aquela onde o professor passa horas em sala de aula explicando conteúdo enquanto o acadêmico só vai aplicar a matéria na prova ou, quando atuar na profissão.

Isso acontece porque cada indivíduo tem características únicas e aprende de uma forma distinta dos demais. Entretanto, sempre que se alinha teoria com a prática, o aprendizado se consolida com mais facilidade.

E, como mudar esse panorama em decadência?

Por meio de um cenário onde o professor deixa de ter a função de proferir ou de ensinar e, passa a facilitar o processo de aquisição do conhecimento. Sendo assim, o aluno passa a ser protagonista do seu próprio estudo, sendo incentivado também a utilizar-se da tecnologia – smartphones, bibliotecas virtuais, tablet –  a seu favor. Tudo isso é base da Metodologia Ativa.

MAS, O QUE É METOLOGIA ATIVA?

É um método de ensino que estimula o envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem. Ao invés de sentar na cadeira e ficar ouvindo o professor falar por horas, o estudante recebe um problema do cotidiano da profissão e tenta resolvê-lo com base nos conhecimentos adquiridos em leituras e discussões de grupo.

Essa metodologia permite colocar em prática aquilo que se aprende desde o primeiro dia de aula, consolidando os conhecimentos ao longo do curso. Portanto, o estudante é agente de sua formação acadêmica.

O objetivo também é criar um ambiente menos intimidante, que propicie o engajamento com o assunto e melhor assimilação do conteúdo lecionado.

A metodologia ativa faz com que os alunos participem de atividades como debates, trabalhos em equipe, estudos de caso e outras ações que o colocam em contato direto com a área escolhida. Isso desperta desde cedo competências que serão necessárias no mercado de trabalho, como habilidade de comunicação, retenção de informação e pró-atividade.

CARACTERÍSTICAS DA METOLOGIA ATIVA

  1. Novas habilidades

Estudos da neurociência indicam que este tipo de metodologia ajuda os estudantes a desenvolver competências técnicas, como: o pensamento crítico e adaptabilidade.

  1. Grande retenção de conteúdo

Nessa metodologia, o estudante está mais engajado com o conteúdo por vê-lo na prática e assim, existe uma melhor e mais profunda retenção do que se aprende.

  1. Autonomia

A metodologia ativa propõe um ensino baseado na elaboração de projetos, soluções de problemas reais e colaboração entre os participantes. Ao aprender fazendo, o acadêmico tem a chance de conquistar autonomia e desenvolver uma visão empreendedora.

  1. Protagonismo

Situações e problemas reais, similares aos vivenciados na vida profissional, são reproduzidos em sala de aula. Desta forma, o aluno tem a oportunidade de desenvolver-se e liderar projetos e desafios, contando ainda, com a participação constante do trabalho em equipe.

A valorização do currículo é uma preocupação da faculdade e do aluno, que começa a ser preenchida por meio realizações e atividades feitas pelo próprio acadêmico durante o curso.

Conhecendo desde cedo algumas situações futuras e reais enfrentadas na profissão, o preparo para a atividade profissional torna-se mais completo e com um repertório maior do que em outras metodologias tradicionais.

Na Uniamérica de Foz do Iguaçu, primeira instituição do Brasil 100% em Metodologia Ativa, a matriz curricular é organizada em competências, que aliam teoria e prática desde os primeiros momentos do curso. Reconhecendo a importância de um idioma estrangeiro na carreira, a faculdade inclui o ensino da língua inglesa para todos os cursos de graduação.

As estruturas físicas, como mesas para oito pessoas e salas interativas, favorecem a aprendizagem colaborativa e integração entre os estudantes, professores e monitores. Além de contar com biblioteca virtual e física, e estruturas preparadas para possibilitar a liberação da criatividade e da vontade de fazer e transformar.

Visite o site da faculdade conheça as opções de curso: http://uniamerica.br/