Faculdade Uniamérica lança segunda turma da escola de ciências para alunos de colégios em Foz e região

Faculdade Uniamérica lança segunda turma da escola de ciências para alunos de colégios em Foz e região

Com o propósito de estimular o pensamento crítico dos participantes desenvolvendo suas potencialidades, a Faculdade Uniamérica inicia a segunda Escola de Ciências. Por meio de oficinas e atividades práticas utilizando-se de metodologias inovadoras de aprendizagem, estudantes da terceira série do ensino médio das escolas públicas e particulares da região vão estar em contato direto com produções científicas.

A professora Adriane Cristina Guerino, uma das coordenadoras do projeto, complementa que a Escola de Ciências Uniamérica busca integrar os estudantes do ensino médio à educação superior. “Queremos, além de auxiliá-los na escolha da profissão, já antecipar o acesso desses alunos no ambiente acadêmico e familiarizá-los com graduandos, profissionais e professores universitários”.

Milena Giani, professora que também divide a coordenação do projeto, complementa citando a importância da vivência da prática. “O aprendizado é mais significativo quando o estudante tem acesso as práticas de laboratório, tornando-se mais concreto quando o estudante conhece a ciência por trás dos fenômenos vivenciados no dia a dia”.

O objetivo é estimular o desenvolvimento de projetos científicos, tecnológicos e inovadores nas áreas de Biologia, Química e Física, promovendo a pesquisa e difusão do conhecimento por meio de projetos em ciência e tecnologia.

De acordo com o professor Oswaldo Barbosa Loureda, também coordenador do projeto, essa iniciativa é uma oportunidade única de aproximação com a faculdade, por meio de uma série de atividades experimentais lúdicas. “Os participantes só tendem a ganhar complementando o dia a dia do ensino tradicional, podendo entender melhor o universo da pesquisa com supervisão de professores do ensino superior”, comenta.

As oficinas são direcionadas apenas para estudantes da terceira série do ensino médio de escolas públicas e particulares, e serão orientadas por professores da Faculdade Uniamérica, com ampla experiência no mercado de trabalho. Acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas e das áreas de Engenharia também prestarão suporte durante as ações.

Além de estimular a entrada desses participantes na educação superior, esse projeto busca também dar informações necessárias para que esses estudantes escolham as áreas profissionais com mais consciência. Por fim, contribuindo também para o desenvolvimento regional, estimulando a interação entre comunidade escolar e educação superior, oferecendo soluções efetivas de transformação social e o desenvolvimento individual desses futuros cientistas.

Os alunos que tenham interesse em participar da Escola de Ciências Uniamérica podem se inscrever pelo site: http://uniamerica.br/escola-de-ciencias. As atividades serão realizadas 2 vezes por mês (às quintas-feiras), das 14h30 às 17h30, no Campus Boulevard, onde os alunos terão acesso à toda estrutura da faculdade, como os laboratórios, biblioteca física e virtual, núcleo de Engenharias e salas de aulas com metodologias ativas.