Acadêmicos de Arquitetura entregam dez propostas de ampliação e reforma do Hospital Municipal

Acadêmicos de Arquitetura entregam dez propostas de ampliação e reforma do Hospital Municipal

Os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Uniamérica em Foz do Iguaçu, a pedido do diretor do Hospital Municipal Sérgio Fabriz, criaram propostas arquitetônicas com mudanças para o hospital, incluindo: salas de estudos, auditórios, salas de reuniões, salas de observações, biblioteca, entre outros ambientes funcionais.

A cerimônia de entrega dos projetos ocorreu nesta quarta (27) no auditório do Hospital Municipal e contou com a presença da diretoria da Fundação Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, do secretário de planejamento Elsidio Emilio Cavalcanti, da secretária da saúde Kátia Yumi Uchimura, dos professores Adelita Araújo, José Luiz Melhado Batista e de Ryon Braga, diretor-presidente da Uniamérica.

Dentre os projetos, apresentou-se proposta para construção de uma nova área administrativa, novo pronto-socorro e a adaptação de uma ala exclusiva para a psiquiatria.

O professor José Luiz Melhado Batista, um dos coordenadores do projeto ressalta que, “o maior desafio para os acadêmicos foi conhecer a vivência de um hospital para conhecer os melhores fluxos e assim, aplicarem no projeto”.

Outro desafio foi reutilizar os espaços, criando novos usos, adaptando funcionalidades, considerando e organizando as instalações já existentes. Os projetos buscam oferecer ambientes com conceitos mais acolhedores, possibilitando um melhor aprendizado aos alunos, mas acima de tudo, um melhor atendimento à toda a população. “É importante que os acadêmicos aprendam na prática as necessidades da sociedade, as demandas e possam colocar suas ideias e soluções em teste. Assim, eles vão percebendo que a realidade é muito diferente do que se estuda na academia”, complementa Adelita Araújo, professor da Uniamérica.

Com a entrega feita, a proposta é que o hospital possa utilizar-se das soluções apresentadas para a criação futura do Hospital Escola.

HOSPITAL ESCOLA

Foz do Iguaçu encontra-se em um cenário de grandes centros educacionais de ensino superior. Desde centros universitários particulares, universidades estadual e federal, incluindo ainda, diversas faculdades que abrangem a tríplice fronteira.

Com os inúmeros cursos ofertados na região, muitos deles possuem a necessidade da prática extensa em Hospitais, especialmente aqueles na área de saúde. Para gerar essa prática, se faz necessário a transformação do Hospital Municipal em um Hospital Escola que, além de proporcionar atendimentos gerais para a saúde da comunidade, como: tratamentos, cirurgias, cuidados com pediatria, ortopedia, geriatria entre outros, terá a oportunidade de trabalhar em parceria com instituições de ensino. Tudo isso, trazendo mais qualidade aos atendimentos e oferecendo aos estudantes a complementação de seus estudos.