Professores da Uniamérica participam de curso sobre Cuidado Farmacêutico no SUS

Professores da Uniamérica participam de curso sobre Cuidado Farmacêutico no SUS

Nos 16 e 17 de julho, cerca de 30 farmacêuticos de Foz do Iguaçu e região participaram, desde o mês passado, do Projeto de Cuidado Farmacêutico no SUS, oferecido pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF).

Dividido em seis módulos, os cursos são direcionados para profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) e Serviços Especializados. O módulo DIABETES foi ministrado pelo Mestre Farmacêutico Daniel Jesus de Paula.

O objetivo é oferecer capacitação para que os farmacêuticos possam atuar nos consultórios de atenção primária e secundária, trabalhando de forma integrada às equipes, possibilitando a melhoria da adesão ao tratamento e a racionalização do uso de medicamentos.

O coordenador do curso de Farmácia da Uniamérica, Lavoisier Diniz, assim como a docente Márcia Francellino, foram convidados a participar desta capacitação: “O convite partiu da assistência farmacêutica do município o que nos trouxe uma grande motivação. O entendimento perfeito que devemos integrar as ações acadêmicas e profissionais faz com que exista uma aceleração no aperfeiçoamento dos futuros profissionais”, afirma Lavoisier.

O Projeto Cuidado Farmacêutico no SUS já começou a transformar o cenário nas unidades básicas de saúde dos municípios do Brasil, onde foram implantados. Foz do Iguaçu está sendo o segundo Polo de Capacitação no Estado do Paraná. Seis polos já estão com consultórios farmacêuticos estruturados e funcionando: Goiânia- GO, Campo Grande-MS, Toledo-PR, Manaus-AM, Belo Horizonte-MG e Volta Redonda-RJ.

Além dos profissionais de Foz do Iguaçu, integram o Curso Cuidados Farmacêuticos no SUS, farmacêuticos de: Cascavel, Candói, Santa Lúcia, Missal, Itaipulândia, Medianeira e Capitão Leonidas Marques.