Estudantes de Engenharia desenvolvem sistema de aquaponia automatizado

Estudantes dos cursos de Engenharia da UniAmérica desenvolveram o “SISTEMA DE AQUAPONIA AUTOMATIZADO”, que integra hidroponia (produção de hortaliças sem solo) e aquicultura (produção de peixes), como uma solução para agricultura orgânica, sem o uso de pesticidas.

As vantagens dessa agricultura sem solo são inúmeras, tais como baixo custo para produção, não há o desperdício de água, é autossuficiente o cultivo em centros urbanos, além de não utilizar agrotóxicos.  Nessas características, os acadêmicos desenvolveram um sistema tipo estufa em formato de trapézio, com capacidade para produzir 300un de hortaliças e 500un de peixes (espécie tilápia), com consumo médio de 50kg de ração.

Tudo foi pensado de forma sustentável: luz natural para o crescimento das plantas, o monitoramento do PH da água do tanque de peixes, estabelecendo médias de consumo e variação climática, recirculação de água entre tanques e hortaliças, com reaproveitamento da água da chuva, backup de energia elétrica por meio de painéis fotovoltaicos e banco de baterias na configuração offgrid (fora da rede) para garantir segurança energética.

Os materiais usados foram tubos de aço e PVC, que são adequadas para resistência mecânica, eficiência térmica e volume correspondente. O projeto foi apresentado para Associação dos Agricultores do Oeste do PR, com o objetivo de fornecer uma potencial ferramenta de geração de renda para piscicultores e pequenos produtores.