Pesquisa sobre estresse no trabalho é realizado no Hospital Municipal

Pesquisa sobre estresse no trabalho é realizado no Hospital Municipal

Estudantes do curso de Psicologia (Fabiani Catani, Felipe Salatino, Fabio Aiache e Miriã Santana) desenvolveram um sistema de banco de dados, que indica os níveis de ansiedade, estresse e qualidade do sono. A pesquisa foi aplicada em cerca de 108 funcionários do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, sendo eles enfermeiros, auxiliares de enfermagem e técnicos de enfermagem.

Com o Projeto Integrador “Características de Indicadores de Saúde Organizacional de Profissionais de Enfermagem” os estudantes buscaram desenvolver um método científico, aplicando questionários, observando a rotina de trabalho dos enfermeiros e entrevistando alguns profissionais, durante todo o semestre. Segundo o acadêmico Felipe Salatino, a coleta dos dados (aplicação dos testes) foi realizada em diferentes dias da semana (manhã, tarde e noite).

De acordo com a Professora Bruna Aguiar, a comissão de Humanização do HMPGL irá desenvolver programas de promoção de saúde, para todo o quadro de funcionários, baseados no resultado da pesquisa entregue pelos acadêmicos.