Especialistas debatem o futuro do setor aeroespacial no Brasil

Especialistas debatem o futuro do setor aeroespacial no Brasil

Para promover o diálogo entre a academia, indústria e os órgãos governamentais do setor aeroespacial, a UniAmérica – Centro Universitário Comunitário no oeste do Paraná – vai sediar nos dias 1, 2 e 3 de novembro o 1º Congresso Aeroespacial Brasileiro. A programação terá palestras, minicursos, seções de trabalhos científicos e mesas redondas com especialistas, gestores e pesquisadores nacionais e internacionais, incluindo o astronauta brasileiro Marcos Pontes e o engenheiro da NASA, Todd Barber.

O evento é co-organizado pelo Centro Universitário em parceria com outras dez instituições de renome do Brasil e Paraguai. Dentre as instituições organizadoras estão o Parque Tecnológico Itaipu, Unila – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Agência Espacial Brasileira – AEB, Universidad Nacional de Asuncion, o ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica e a Universidade Federal do Paraná.

Nessa primeira edição, o congresso abordará como tema: “Diálogos entre Academia, Indústria e Política pública em prol de um Programa Espacial Brasileiro sustentável e impactante”. O congresso também abrigará o 1º Fórum de Startups Aeroespaciais da América Latina, nas noites do dia 1 e 2 de novembro e ainda será palco da Carta de Foz do Iguaçu – documento que será finalizado e assinado por todos os participantes do congresso e levará os anseios da comunidade aeroespacial ao próximo presidente do Brasil.

PALESTRANTES

Dentre os palestrantes confirmados, o primeiro é o astronauta Marcos Pontes. Em março de 2006, Pontes tornou-se o primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço integrando a Missão Centenário, projeto criado entre o Brasil e Rússia com destino a Estação Espacial Internacional, com mais outros dois cientistas. A missão de Pontes durou 10 dias, tempo em que o engenheiro realizou diversos experimentos em ambiente de microgravidade.

Outro profissional renomado que estará presente é Todd Barber, Engenheiro de Propulsão do JPL (Laboratório de Propulsão a Jato da NASA). Todd recebeu o Exceptional Achievement Award da NASA em 1996 por seu trabalho no Galileo (Nave espacial norte-americana não tripulada, lançada pela NASA para estudar o planeta Júpiter), atualmente atuando nas missões de exploração de Marte da NASA.

Também participam do evento Lucas Fonseca, diretor da Missão Garateia, e diretor executivo da Airvantis. Fonseca é Engenheiro Mecatrônico pela Universidade de São Paulo (USP) e possui mestrado em Engenharia de Sistemas Espaciais, recebido pela ISAE-Supaéro na França, único brasileiro participante da missão Rosetta, que pousou uma sonda em um cometa.

O professor emérito do Technion – Instituto Israelense de Tecnologia, Alon Gany também é um dos palestrantes confirmados para o congresso. Gany é PhD pelo Technion e membro do corpo docente desde 1979, foi diretor do Fine Rocket Propulsion Center e do Laboratório de Aerotermodinâmica e membro estrangeiro da National Academy of Engineering (NAE-US).

As inscrições para o congresso são limitadas e podem ser feitas pelo site: http://uniamerica.br/congressoaeroespacial/

 

SERVIÇO

1º Congresso Aeroespacial Brasileiro

Data: 1 a 3 de novembro

Local: UniAmérica – Centro Universitário

Av. das Cataratas, 1118 – Vila Yolanda, Foz do Iguaçu – PR, 85853-000

Telefone: (45) 2105.9001

Inscrições: http://uniamerica.br/congressoaeroespacial/