Evento da Nasa supera expectativas em Foz do Iguaçu

Evento da Nasa supera expectativas em Foz do Iguaçu

No último fim de semana, aconteceu a primeira maratona de programação certificada pela Nasa, a Agência Espacial Americana na UniAmérica – Centro Universitário. O Nasa Space Apps Challenge Foz do Iguaçu reuniu durante 48h entusiastas em tecnologia e inovação, e juntos desenvolveram soluções para Terra e Espaço.

De acordo com o organizador do evento Luis Poletti, o evento superou as expectativas. “Foram mais de 120 pré-inscritos, e que ao final se converteram em 40 ávidos entusiastas em resolver problemas complexos fornecidos pela Nasa. Estive durante todo o tempo com eles, e vi de perto a total dedicação dos times em fazer o melhor que puderam. Me orgulho deles”, conta Poletti.

Sem parar

O primeiro Nasa Space Apps Challenge Foz do Iguaçu iniciou com um meetup na noite de sexta, com cerca de 30 participantes, onde prestigiaram 3 palestras: uma com Luciano Vicenzi sobre a mente abundante, uma com o professor Oswaldo Loureda sobre a evolução aeroespacial, e outra com o coordenador do Polo Astronômico Janer Vilaça, que falou sobre a formação do Universo.

Durante os dias 20 e 21, ocorreu a maratona de programação, nas dependências do Centro Universitário Uniamérica. Foram ao todo 40 participantes, divididos em 8 grupos que desenvolveram soluções em tempo recorde. Um fato positivo foi a presença feminina, que compôs 30% dos participantes do evento

O Space Apps Foz também contou com mentores especialistas  que acompanharam os times e ajudaram na condução dos projetos. Interessados em ver como era uma maratona de programação também estiveram lá e puderam fazer networking e trocar experiências.

O evento recebeu o patrocínio do Fundo Iguaçu, da UniAmérica – Centro Universitário, da Sol Pedras e do Colégio Bertoni. Apoiaram o evento o Sebrae Paraná, Startup PR, a De Angeli Feiras e Eventos, o Idestur, a IFIA, o programa de rádio Estação Innovacities e a Assespro PR. O evento foi realizado pela ABIPIR – A Associação Brasil Internacional dos Inventores, Cientistas e Empreendedores Inovadores. E foi organizado localmente por Marcia David, Mariângela Luckmann, Adriane Bordin, Fabiano Neumann e Luis Poletti.

Para informações sobre os projetos apresentados, acesse: http://spaceappsfoz.com