Maratona de programação seleciona quatro soluções tecnológicas para o Festival das Cataratas

Maratona de programação seleciona quatro soluções tecnológicas para o Festival das Cataratas

Depois de trinta horas ininterruptas de uma intensa maratona de programação, as quatro equipes do Hackatour Cataratas – formadas por desenvolvedores, designers, estudantes e curiosos – apresentaram soluções tecnológicas para o mercado do turismo neste domingo (26), na UniAmérica, durante a primeira etapa da ação.

Todos foram aprovados e nas próximas três semanas terão como missão aperfeiçoar os protótipos, com a ajuda de um time de mentores, para que possam apresentá-los na Feira de Turismo e Negócios do Festival das Cataratas. O evento deve reunir mais de 8 mil participantes entre 12 e 14 de junho.

A qualidade dos projetos chamou a atenção de Marcelo Garcia, subsecretário de Inovação e Gestão do Conhecimento do Ministério do Turismo (MTur) e um dos jurados convidados para esta etapa. Ele ainda destacou que a sua presença é uma forma de reforçar o compromisso do MTur “com a inovação e o empenho em dar uma ênfase maior à inovação e ao surgimento de startups”.

Soluções

Com base em sete desafios do setor levantados pelos organizadores do Hackatour, as equipes desenvolveram diversas soluções. O projeto “Seja seu guia”, por exemplo, tem como proposta a criação de um site para gerar roteiros turísticos de acordo com o perfil e a disponibilidade do viajante. Entre as soluções apresentadas esteve ainda uma uma ferramenta de inteligência artificial para atendimento de turistas por agências, um aplicativo aos moldes do “Tinder” para conectar visitantes e atrações turísticas, e um sistema de captação de dados por meio de formulários virtuais em pontos com internet gratuita.

Hackatour Cataratas

O Hackatour Cataratas 2019 é realizado pela De Angeli, com patrocínio do Fundo Iguaçu, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Fecomércio/PR; apoio estratégico da UniAmérica e Ministério do Turismo; e realização do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), StartupPR e Sebrae.