O Congresso

O congresso tem o intuito de alimentar o diálogo entre os três principais pilares que sustentam as atividades aeroespaciais em todo o mundo, sendo eles: a academia, a indústria e instituições públicas. Serão 3 dias com palestras, fóruns, mesas redondas, apresentações de trabalhos, exposição de produtos, livros e projetos acadêmicos, todos diretamente ligados a Engenharia Aeroespacial.

O 1º Congresso Aeroespacial Brasileiro, que acontece nos dias 1, 2 e 3 de Novembro de 2018 na UniAmérica - Centro Universitário em Foz do Iguaçu, surge para unificar pesquisas do campo acadêmico, político e industrial, tanto do setor aeronáutico, como espacial.

O congresso tem como enfoque o diálogo entre os principais atores do cenário aeroespacial brasileiro, visando também, proporcionar aos profissionais da área um espaço de exposição e debate de trabalhos e propostas inovadoras.

Visando o cenário espacial brasileiro atual, o tema central da primeira edição será: “Diálogos entre Academia, Indústria e Política pública em prol de um Programa Espacial Brasileiro sustentável e impactante”.

O 1o CAB está sendo organizado por uma comissão com representantes de todas as entidades citadas a

Comissão Organizadora

  • UniAmérica - Centro Universitário - Oswaldo Barbosa Loureda
  • Fundação Parque Tecnológico de Itaipu - Janer Vilaça
  • Universidade Federal de Santa Maria - André Luís da Silva
  • Universidade Federal de Santa Catarina - Talita Sauter Possamai
  • Universidad Nacional de Asuncion - Félix Kanazawa
  • Universidade Federal do Paraná - Carlos Marchi
  • Universidade Positivo - Alysson Diógenes
  • Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Airton Nabarrete
  • Universidade Federal de Minas Gerais - Eduardo Bauzer Medeiros
  • Universidade Federal do ABC - Rafael Celeghini Santiago
  • Universidade de Brasília - Artem Andrianov
  • Universidade Federal do Maranhão - Carlos Brito
  • Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Abraão Jesse Capistrano de Souza

Palestrantes Confirmados

Lucas Fonseca

Diretor Executivo da Airvantis

Lucas Fonseca é graduado em Engenharia Mecatrônica pela Universidade de São Paulo (USP) e possui mestrado em Engenharia de Sistemas Espaciais, recebido pela ISAE-Supaéro na França. Lucas trabalhou por três anos com Supply Chain, Engenharia de Desenvolvimento e Engenharia de Processo em uma multinacional de bens de consumo. Durante o mestrado, escreveu sua tese de mestrado dentro da Agência Espacial Alemã (DLR) para o projeto da Agência Espacial Europeia (ESA) intitulado Missão Rosetta. Após o término da tese, Lucas empregou-se na DLR por dois anos e desenvolveu diversos projetos durante sua estadia. Atualmente é o Diretor Executivo da Airvantis.

Marcos Pontes

Astronauta brasileiro

Nascido em São Paulo, em 1963, Marcos Pontes é Mestre em Engenharia de Sistemas, Engenheiro Aeronáutico, Piloto de Testes de Aeronaves e Astronauta Profissional Especialista de Missão. Além disso, atualmente Pontes trabalha como palestrante motivacional, coach especialista em desempenho pessoal e profissional, consultor técnico e especialista em segurança operacional. É Empresário, Diretor de Operações da Agência Marcos Pontes Turismo de Aventuras, Diretor Técnico do Instituto Nacional para o Desenvolvimento Espacial e Aeronáutico, Embaixador das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, Presidente da Fundação Astronauta Marcos Pontes, Embaixador da Marca Integra Optics e Autor de quatro livros: “Missão Cumprida”, “É Possível! Como transformar seus sonhos em realidade”, “O Menino do Espaço” e “Caminhando Com Gagarin”, todos publicados pela editora Chris McHilliard do Brasil.

Alon Gany

Professor Emérito Technion

Dr. Alon Gany, israelense, Engenheiro Aeroespacial pelo Technion, formou-se PhD pelo Technion e é membro do corpo docente desde 1979. Atualmente é professor emérito dessa instituição, fez pós-doutorado em Naval Postgraduate School, Monterey e Princenton, onde foi professor visitante. Foi diretor do Fine Rocket Propulsion Center e do Laboratório de Aerotermodinâmica e membro estrangeiro da National Academy of Engineering (NAE-US).

Todd Barber

Engenheiro da Nasa

Todd Barber é Engenheiro de Propulsão do JPL (Laboratório de Propulsão a Jato da NASA), trabalhando na Missão Cassini para Saturno e para a missão Mars Exploration Rover (MER). É natural de Wichita, Kansas, e frequentou o MIT entre 1984 e 1990, adquirindo o título de mestre em Engenharia Aeroespacial. Barber também trabalhou em tempo parcial na Missão do SIRTF (Space Infra-Red Telescope Facility) e na Missão Stardust, bem como na Missão Mars Sample Return. Todd recebeu o Exceptional Achievement Award da NASA em 1996 por seu trabalho no Galileo (Nave espacial norte-americana não tripulada, lançada pela NASA para estudar o planeta Júpiter)..

Sobre

Diálogos entre Academia, Indústria e Política pública em prol de um Programa Espacial Brasileiro sustentável e impactante.

Temas

  • Aerodinâmica & Propulsão
  • Estruturas & Materiais
  • Mecânica de Voo, Controle e Sistemas
  • Engenharia de Sistema, Integração e Testes
  • Satélites e SubSistemas
  • Lançadores & FogSondagem
  • Educação em Aeroespacial
  • SARPs & Aplicações
  • Defesa & Segurança Nacional

Público-alvo

  • Estudantes de Graduação
  • Estudantes de Pós-Graduação
  • Pesquisadores
  • Profissionais do setor Aeroespacial

Inscreva-se

  • Inscrição de Estudantes [Graduação e Pós-Graduação]: R$ 75,00
  • Inscrição de Profissionais: R$ 200,00
    • • Submissão de resumos até 15 de Junho de 2018
    • • Informe de trabalhos aceitos a partir de 15 de Julho de 2018
    • • Envio final de trabalhos até 25 de Setembro de 2018

Local

Submissão de artigos

A submissão será feita primeiramente por meio do envio do resumo do trabalho ao correio eletrônico:[email protected] seguindo o modelo do template e as regras da revista Plêiade, posteriormente os trabalhos aceitos deverão ser submetidos no mesmo email, utilizando o mesmo template.

Os resumos devem ser submetidos no template do trabalho completo, não ultrapassando 2 páginas, sem figuras ou tabelas.

Mais Informações ou dúvidas entre em contato conosco! [email protected]

Categorias e valores de inscrição

Inscrições para
Profissionais

R$ 200,00

INSCREVA-SE

Efetue sua inscrição e pague no boleto bancário.

Contato: [email protected]

Inscrições para
Estudantes

R$ 75,00

INSCREVA-SE

Efetue sua inscrição e pague no boleto bancário.

Contato: [email protected]

Regras e Diretrizes

1

Instruções

O formato específico dos trabalhos deve ser submetido de acordo com o template disponibilizado na seção principal do site, seguindo as seguintes instruções principais.

2

Seleção dos Trabalhos

Os trabalhos serão selecionados pela Comissão Organizadora do evento, conforme os objetivos e o projeto geral do evento, publicados no site do Congresso.

3

Apresentação dos Trabalhos

As apresentações dos artigos ocorrerão durante o evento, nos dias 01 à 03 de Novembro de 2018, das 08 às 21h, nas dependências da UniAmérica - Centro Universitário, em Foz do Iguaçu/PR.

1. Os resumos e artigos deverão ser enviados para o correio eletrônico: [email protected] Não sendo aceitas propostas enviadas a qualquer outro endereço;

2. A organização do I Seminário irá confirmar o recebimento dos resumos e artigos por e-mail dirigido ao(s) autor(es);

3. Podem ser enviados resumos e artigos individuais ou coletivos (por exemplo, institucionais), cabendo à organização do evento selecionar uns e outros em proporções aproximadas;

4. Os artigos enviados devem vincular-se a temática Aeroespacial, sendo enquadrados dentre uma das 9 áreas temáticas disponíveis nessa edição do congresso;

5. Admitem-se artigos interdisciplinares, de caráter conceitual, numérico ou experimental, desde que somem significativamente com o setor, e apresentem clara aplicação da metodologia científica;

6. Não há limite de trabalhos por autor, ou autores por trabalho;

7. Os artigos que não respeitarem as normas de submissão do presente edital ou template dado, serão desconsiderados pela Comissão Organizadora;

8. Envio dos artigos completos deverá ser feita até 15 de Setembro;

9. Divulgação dos artigos convidados para apresentação oral no dia 21 de Setembro;

10. Envio dos artigos corrigidos até 05 de Outubro;

11. Ao menos um dos autores dos trabalhos selecionados para apresentação devem estar regularmente inscritos no evento;

12. Eventuais casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do evento, que também poderá esclarecer eventuais dúvidas dos interessados, podendo ser contatada por meio do endereço eletrônico: [email protected]

13. Os melhores trabalhos serão convidados para uma edição especial da Plêiades, com a publicação dos trabalhos completos.

Prepare-se para o 1º Congresso Aeroespacial Brasileiro