Conheça os diversos campos de atuação do Farmacêutico

Conheça os diversos campos de atuação do Farmacêutico

A origem de nossa profissão milenar data de 200 D.C (depois de Cristo) com Galeno, seguidor de Hipócrates o “Pai da Medicina”, que organizou o primeiro compêndio de técnicas de manipulação de ervas e drogas com a finalidade de curar as mais diversas doenças conhecidas na época.

Desde então, o farmacêutico é o responsável pela arte de preparar medicamentos, seja nas farmácias de manipulação (magistral ou homeopática), seja nas grandes indústrias de medicamentos.

O farmacêutico é o profissional da área da saúde que possui uma formação acadêmica voltada para as ciências farmacêuticas, mas também com conteúdo em outras áreas científicas, como:

– ciências exatas: química analítica, química orgânica, físico-química, matemática, estatística etc.;

– ciências biológicas: fisiologia, biologia molecular, bioquímica, parasitologia, microbiologia etc.;

– ciências humanas: administração de empresas farmacêuticas, fundamentos de sociologia, antropologia e psicologia.

Trabalhar dentre essas áreas permite que o profissional desenvolva competências destinadas a mais de 73 outras atividades regulamentadas pelo Conselho Federal de Farmácia/CFF, variando desde a acupuntura, toxicologia até a realização de exames de DNA.

Podemos dividir a atuação do farmacêutico em três grandes áreas: Medicamentos, Análises Clínicas e Análises de Alimentos.Contudo, existem outras áreas como a hemoterapia, saúde pública, vigilância sanitária, banco de sangue e de sêmen, assistência domiciliar em equipes multidisciplinares, entre outras.

No Brasil, a área de Análises Clínicas é o segundo maior campo de atuação do farmacêutico, com o importante papel no diagnóstico clínico, bem como a pesquisa de novas tecnologias de diagnóstico e na área de hemoderivados.

Nos dias atuais, o farmacêutico tem atuação fundamental na Assistência Farmacêutica, prestada em farmácias e drogarias, sendo responsável pela orientação do uso racional dos medicamentos e a prestação de serviços das mais diversas naturezas, como, aferição de pressão arterial, medida de parâmetros bioquímicos, administração de medicamentos etc.

Farmácia Hospitalar também é outra ótima opção de atuação desse profissional, assumindo a responsabilidade de gerir os insumos mais importantes de um hospital, como medicamentos e correlatos, além de possuir função decisiva em outras áreas como a de prevenção da infecção hospitalar.

Quer saber mais sobre o curso, acesse o e-book que preparamos para você: http://materiais.uniamerica.br/e-book-curso-farmacia