16.08.2021   |   #Educação #Gestão

O que é Projeto Político Pedagógico?

Malu Garbo

Acadêmica de Jornalismo da UniAmérica

O Projeto Político Pedagógico, ou PPP, é um documento que garante a autonomia para as instituições de ensino em relação à proposta de orientação de suas práticas educacionais, estabelecendo os objetivos do ambiente educacional, podendo incluir desde a proposta curricular até a gestão administrativa no mesmo. Sua criação é obrigatória e para melhor entendimento, nós separamos e definimos cada uma das palavras deste termo.

Projeto: representa o conceito de algo a ser finalizado, como o processo para cumprir uma meta de curto, médio ou longo prazo;

Político: envolve a ideia de que os estudantes, futuros cidadãos, precisam que a escola lhes incorporem em questões relacionadas à sua função social; fator importante na formação de seus conhecimentos;

Pedagógico: define a organização dos métodos educacionais, tais como atividades e projetos realizados em sala de aula essenciais na aprendizagem dos alunos.

Por conduzir as práticas e metodologias escolares da instituição, se torna primordial que, durante a construção da PPP, a participação seja colaborativa, ou seja, que todos os membros da comunidade escolar tenham presença no documento.

“Além da equipe gestora, pedagógica, pais e comunidade, o professor possui papel fundamental na construção desse documento e mais do que participar ativamente dos processos educativos, o professor também conhece o funcionamento da escola, as maiores dificuldades e outras necessidades das turmas atendidas, por isso, sua participação na construção, análise, acompanhamento e revisão do PPP são significativas para o sucesso do trabalho de todos da equipe escolar.” cita Jennifer Ferezin, professora do curso de Pedagogia da UniAmérica Descomplica.

Ainda é importante considerar que o Projeto Pedagógico passa por diversas mudanças e novas informações são acrescentadas, sendo revisado periodicamente para a atualização dos registros educacionais.

Levando esta temática pedagógica em consideração, a UniAmérica Descomplica, Centro Universitário número 1 de Foz do Iguaçu, realizará uma live no dia 25 de agosto com a educadora Jennifer Ferezin juntamente da egressa da instituição Daniela Pedrozo, para um bate-papo sobre as oportunidades do mercado de trabalho atual na área de Pedagogia.

O evento terá início às 19h30 e as inscrições já estão abertas.