06.05.2021   |   #Notícias #Educação

UniAmérica é número 1 entre as faculdades particulares em Foz e região pelo MEC

Metodologia inovadora e projetos que realmente engajam a comunidade são os principais fatores para o reconhecimento

Marcelo Santos

Supervisor de Marketing Uniamérica Descomplica

A UniAmérica Centro Universitário de Foz do Iguaçu foi classificada essa semana pelo MEC (Ministério da Educação) como a instituição número 1 entre as instituições de ensino particulares da região da tríplice fronteira.

Com IGC - Índice Geral de Cursos da Instituição - conceito 4 (máximo de 5), o Centro Universitário é validado como o melhor quanto à sua excelência nos cursos de graduação e pós-graduação e também o único de Foz do Iguaçu e região com conceito 4, pois as demais instituições privadas tiveram nota 2 ou 3. “Isto só foi possível em função da dedicação e qualidade do corpo docente, do engajamento dos estudantes e da metodologia educacional inovadora implementada na UniAmérica desde o ano de 2014”, comenta Ryon Braga, reitor da UniAmérica.

Para nível de comparação, entre as 2.070 instituições analisadas, apenas 448 tiveram nota 4 em todo o Brasil, incluindo a UniAmérica, de acordo com dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

O Índice Geral de Cursos é o indicador responsável por determinar a qualidade da instituição de ensino superior e é considerado o mais completo dos indicadores do Ministério da Educação para avaliação.

De acordo com o MEC, esse tipo de indicador tem o objetivo de determinar o que está indo bem e o que precisa melhorar no Ensino Superior brasileiro. O objetivo do IGC é expressar, por meio de uma nota única, os atributos de todos os cursos oferecidos por determinada instituição de nível superior. “Se tornar a melhor instituição de ensino superior particular de Foz do Iguaçu é a convergência de diversos fatores: a qualidade e dedicação do seu corpo docente, a dedicação e engajamento de seus alunos e uma metodologia que privilegia o aprendizado efetivo, pois o aluno coloca em prática tudo o que estudou em tempo real”, finaliza Ryon Braga.

RECONHECIMENTO

O Centro Universitário UniAmérica foi reconhecido pelo Ministério da Educação por meio de sua metodologia inovadora, que realmente foca na aprendizagem evolutiva dos estudantes. Essa metodologia é pautada em mais tecnologia e inovação, trazendo o mundo real para dentro da sala de aula por meio de projetos diretamente com a comunidade. Com esses projetos, os acadêmicos atendem problemas da comunidade e colocam em prática as habilidade e competências para uma formação completa, muito além da teoria e conceitos apenas visto em sala, colocando em prática imediatamente tudo o que estudou, com isto, o aprendizado é fixado na memória com muito mais intensidade quando comparado com estudantes que só assistem aulas.

A tecnologia e inovação dos cursos é alcançada por meio dos conteúdos interativos, ambiente moderno e de fácil acesso, biblioteca virtual e salas de aula-laboratórios que inserem os estudantes em contato com dinâmicas e cenários da profissão todo o tempo, preparando-os constantemente para o mercado de trabalho. "Estudar na instituição número 1 de Foz significa saber que fiz a escolha certa. Me traz segurança para poder seguir com meu curso e me tornar uma profissional com muita bagagem de conhecimento, principalmente pelas experiências que a instituição me proporciona", conta Maria Luiza Grigato Garbo, acadêmica de jornalismo da UniAmérica.

COMUNIDADE

Ao desenvolver projetos que trazem soluções para questões da comunidade, a UniAmérica atende cerca de 300 empresas, instituições, associações, ONG’s e prefeituras por semestre, colocando os acadêmicos em contato direto com essa rede de empreendedores e profissionais e, ainda, em contato direto com a comunidade onde ele está inserido. Essas empresas chegam até a UniAmérica por meio de edital do Portal de Desafios e Soluções da instituição, espaço destinado para conectar alunos e empresas em busca de soluções para problemas.

VALIDAÇÃO

Todos esses diferenciais são comprovados no conceito 4 no MEC alcançado pela UniAmérica neste ano, sendo a única de Foz e região com essa nota (máximo de 5) e estando na porcentagem de 21,64% das faculdades no Brasil que alcançarem esse mérito em excelência de qualidade de ensino por conta da metodologia.

Agora descubra como a UniAmérica também pode te ajudar a avançar para o seu máximo: uniamerica.br