13:30 |
13:50 |
Marcelo Alcântara (Único autor) |
ICESP |
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A SALA DE AULA INVERTIDA EM UMA
TURMA DE BIOESTATÍSTICA |
312 |
13:50 |
14:10 |
Adriana Somavilla; Tânia Stella Bassoi |
IFPR (Foz fo Iguaçu) |
A Educação Financeira na formação inicial de um professor de
matemática |
312 |
14:10 |
14:30 |
André Felipe Zilio da Silva; Eliane Regina Titon; Elisangela
Iargas Iuzviak Mantagute |
UFPR |
O DIREITO À APRENDIZAGEM PELA GESTÃO DO PROGRAMA TRANSFORMANDO
REALIDADES: EQUIDADE, NA EDUCAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA |
312 |
14:30 |
14:50 |
Jacqueline Molon; Sérgio Roberto Kieling Franco |
IFRS Campus Canoas |
A MENSURAÇÃO DE HABILIDADES EM MATEMÁTICA A PARTIR DA TEORIA DE
RESPOSTA AO ITEM |
312 |
14:50 |
15:20 |
|
|
Debate |
|
15:20 |
15:50 |
|
|
Intervalo |
|
15:50 |
16:10 |
Cadidja Coutinho; Raquel Ruppenthal |
Unipampa |
FAKE NEWS” AMBIENTAIS: UMA ESTRATÉGIA PARA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO
AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR |
312 |
16:10 |
16:30 |
Diesse Aparecida de Oliveira Sereia; Vanessa Piva; Verenice
Mioranza de Medeiros; Janice Costa da Silva Fauro |
UTFPR |
AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE
ENSINO: CONHECER PARA PRESERVAR |
312 |
16:30 |
16:50 |
Adriane Cristina Guerino; Elisangela Bellafronte; Roberto de
Albuquerque \n Leimig |
Uniamérica |
OFICINA DE PRODUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS COM REUTILIZÁVEIS:
UMA PROPOSTA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
312 |
16:50 |
17:20 |
|
|
Debate |
|
13:30 |
13:50 |
Cleyber Henrique Santos; Priscila Higashi; Silviane Pereira
Galvan |
Uniamérica |
APLICAÇÃO DA TEORIA DA APRENDIZAGEM TRANSFORMATIVA: INTERFACES
DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS |
311 |
13:50 |
14:10 |
JÚLIO CÉSAR SOARES ARAGÃO; BRUNA CASIRAGHI |
UniFOA |
MIX DE METODOLOGIAS PARA INDUÇÃO DE HABILIDADES DE
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NA MEDICINA |
311 |
14:10 |
14:30 |
Patrícia Pantoja; Gustavo Ruiz Chiesa |
Unipampa |
CAMINHOS PARA A INTEGRAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM NO
NÚCLEO INTERDISCIPLINAR SAÚDE E ESPIRITUALIDADE |
311 |
14:30 |
14:50 |
Márcia de Araújo Teixeira Silva; Cleuciane Lima de Melo;
Isabelly Rossetto Saadi Andrade |
FAMETA |
A utilização da experimentação como estratégia de
ensino-aprendizagem em um curso de Enfermagem |
311 |
14:50 |
15:20 |
|
|
Debate |
|
15:20 |
15:50 |
|
|
Intervalo |
|
15:50 |
16:10 |
Patrícia de Alcântara (Única autora) |
Uniprojeção |
ENSINO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE PROCESSOS
PATOLÓGICOS |
311 |
16:10 |
16:30 |
Wallace Ramos (Único autor) |
SEED PR Curitiba |
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VOZ E VEZ AS
CRIANÇAS PEQUENAS |
311 |
16:30 |
16:50 |
Wallace Ramos; Ricardo Augusto Bach |
SEED PR Curitiba |
EDUCAÇÃO FÍSICA E METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM |
311 |
16:50 |
17:20 |
|
|
Debate |
|
13:30 |
13:50 |
Alysson André Régis Oliveira (Único autor) |
IFPB |
A EDUCAÇÃO COMO ESSENCIALIDADE DA EMANCIPAÇÃO NO CONTEXTO DOS
EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS: SENTIDOS E SIGNIFICADOS PARA ALÉM DO MERCADO
DE TRABALHO |
314 |
13:50 |
14:10 |
Jaqueline Copetti; Renata Godinho Soares; Phillip Vilanova
Ilha |
Unipampa |
ABORDANDO OS TEMAS TRANSVERSAIS POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS
NO ENSINO SUPERIOR |
314 |
14:10 |
14:30 |
Hugo Espínola (Autor único) |
Uniamérica |
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PESSOAIS E PROFISSIONAIS EM
VIVÊNCIAS DE SOCIOCRACIA |
314 |
14:30 |
14:50 |
Ruy Costa; Gracielly Vieira dos Santos; Silvana Anita Walter;
Sidnei Celerino da Silva |
Unioeste Cascavel |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM
GRUPOS FOCAIS E MAPA COGNITIVO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES POR MEIO DA
METODOLOGIA ATIVA TEAM-BASED LEARNING (TBL) |
314 |
14:50 |
15:20 |
|
|
Debate |
|
15:20 |
15:50 |
|
|
Intervalo |
|
15:50 |
16:10 |
Suzane Fogaça de Oliveira; Pollyana Rafaela Manfrin\n |
IFPR |
O ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DA PRÁTICA EXPERIMENTAL |
314 |
16:10 |
16:30 |
Neusa Nogueira Fialho |
Revista Nova Escola. |
EDUCAÇÃO HÍBRIDA NO CURSO DE METODOLOGIA DO ENSINO DE QUÍMICA |
314 |
16:30 |
16:50 |
Alexsandra Cristina Chaves; Jonas Marques da Penha; Andréa de
Lucena Lira |
IFPB |
LETRAMENTO CARTOGRÁFICO NA GEOGRAFIA ESCOLAR: O GOOGLE EARTH
COMO RECURSO DIDÁTICO NUMA PROPOSTA DE ENSINO HÍBRIDO |
314 |
16:50 |
17:20 |
|
|
Debate |
|
13:30 |
13:50 |
Caroline Maria Allein; Kate Cristiane Hoffmann; Diesse
Aparecida de Oliveira Sereia. |
UTFPR |
O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL: QUAL A IMPORTÂNCIA DAS METODOLOGIAS? |
305 |
13:50 |
14:10 |
Maria Izabella Matos Santos; Camilla Correia Freitas; Maria
Izabella Matos Santos. |
UFS |
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NA PRÁTICA ESCOLAR APLICADAS AO ENSINO
HÍBRIDO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO NUMA ESCOLA PARTICULAR DE
SERGIPE |
305 |
14:10 |
14:30 |
Fernanda Beatriz de Farias Melo; \nTais Michele Ribeiro
Goetzinger; Raiza Brustolin de Oliveira |
Uniamérica |
O USO DE MAPAS MENTAIS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO |
305 |
14:30 |
14:50 |
Fernanda Beatriz de Farias Melo; \nTais Michele Ribeiro
Goetzinger; Raiza Brustolin de Oliveira |
Uniamérica |
A APREDIZAGEM ATIVA NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
BASEADA EM ESTAÇÕES POR INTERESSES |
305 |
14:50 |
15:20 |
|
|
Debate |
|
15:20 |
15:50 |
|
|
Intervalo |
|
15:50 |
16:10 |
Daniela Andressa Minuceli de Paiva |
Uniamérica |
OS DESAFIOS DA TRANSIÇÃO CURRICULAR PARA O MODELO POR
COMPETENCIAS NO PROCESSO FORMATIVOS DOS PEDAGOGOS. |
305 |
16:10 |
16:30 |
Isabelly Rossetto Saadi Andrade; Cleuciane Lima de Melo; José
Clodoaldo Pereira Sabino; Márcia de Araújo Teixeira Silva |
FAMETA |
Construção de um currículo baseado em competências: Relato de
Experiência |
305 |
16:30 |
16:50 |
Nathalie Assunção Minuzi; Leila Araújo Santos, Cláudia
Smaniotto Barin, Tiago\nSaidelles |
UFSM |
AS COMPETÊNCIAS DIGITAIS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
305 |
16:50 |
17:20 |
|
|
Debate |
|
13:30 |
13:50 |
Grazielli Bueno; Celina Oliveira Barbosa Gomes;\nKátia
Cristiane; Kobus Noaves; João Antonio Balsan Mira; Laura Fernanda; Fagundes
Clemente de Oliveira; Milena de Oliveira Antonio; Milena Ribeiro Baesso; Vinícius
da Silva Costa |
IFPR Assis Chateaubriand |
DESENVOLVIMENTO DE JOGO LÚDICO PEDAGÓGICO PARA A DIFUSÃO E
COMPREENSÃO DENTRO DA SEGURANÇA DO TRABALHO |
302 |
13:50 |
|
Fernanda Varrasquin; Fernanda Aparecida Varraschin |
UEPG |
PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS DOS BEBÊS PROTAGONISTAS |
302 |
14:10 |
14:30 |
Gisele Brandelero Camargo; Daniele Pires Dias; Maria Cristina
Starke |
UEPG |
TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO: UM PROJETO DE INVESTIGAÇÃO
DESENVOLVIDO POR CRIANÇAS PROTAGONISTAS |
|
14:30 |
14:50 |
Michele Pires da Silva (Única autora) |
Uniamérica |
METODOLOGIAS ATIVAS E INCLUSÃO SOCIAL: UMA NOVA ÓTICA PARA A
EDUCACÃO BÁSICA |
302 |
14:50 |
15:20 |
|
|
Debate |
|
15:20 |
15:50 |
|
|
Intervalo |
|
15:50 |
16:10 |
Mariane Regina Kraviski; João Augusto Mattar Neto |
UNINTER |
ENSINO HÍBRIDO NA PRÁTICA: HIPERTEXTUALIDADE DO MODELO VARK NA
ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES |
302 |
16:10 |
16:30 |
Bruno Guilherme Nasser Costa ( Único Autor) |
Colégio Amplação, em Curitiba (PR). |
STORYTELLING THROUGH CRITICAL LEARNING |
302 |
16:30 |
16:50 |
Selmo José Bonatto, Reginaldo Ferreira Santos, Vanderléa
Machado Barros, Patrícia Carolne Kostaneski |
Unioeste Cascavel |
FÓRUM 4.0 DE EDUCAÇÃO - DESAFIOS E OPORTUNIDADES |
302 |
16:50 |
17:20 |
|
|
Debate |
|