SOBRE A UniAmérica

A UniAmérica, primeiro Centro Universitário do Paraná sem fins lucrativos é considerada pelo MEC uma das instituições de ensino mais inovadoras do país. Com foco exclusivo no aprendizado real dos acadêmicos, o Centro Universitário tem o propósito de ser um ambiente de ensino e aprendizagem que permita gerar oportunidades para as pessoas serem protagonistas da própria evolução, através de processos educacionais inovadores e integrados à comunidade, em prol da transformação social. Na UniAmérica, o estudante trabalha com soluções de problemas reais em sala de aula a partir das demandas e desafios de empresas, hospitais, prefeituras, ONG’s, clínicas, escolas e outros, que se tornam projetos, onde o acadêmico coloca em prática tudo o que estudou para obter as melhores soluções. Em nossos projetos, além dos professores da UniAmérica, profissionais da comunidade, especializados na área de cada projeto, auxiliam os estudantes a encontrarem a solução para a demanda do projeto, atuando como mentores. Com essa base nosso acadêmico se forma com mais experiência profissional e ainda durante o curso, cria um networking profissional abrangente para a carreira.

Como parte do modelo educacional, a UniAmérica também possui o Centro Integrado de Saúde, que é um serviço criado para proporcionar oportunidades para o desenvolvimento interdisciplinar dos estudantes das áreas de saúde e também oferecer atendimento humanizado e de qualidade para a comunidade. A UniAmérica leva a sala de aula para dentro do setor produtivo por meio da criação de unidades educacionais (Campus) dentro das empresas. Assim, o modelo educacional também foi expandido para São José dos Pinhais, com a criação de um campus na Nutrimental, indústria alimentícia, o campus UniBio/Prati-Donaduzzi em Toledo – PR e o Campus CIBiogás – ITAIPU em Foz do Iguaçu – PR. Ofertando cursos nas áreas de: saúde, agrárias, educação, negócios, tecnologia e sociais, a UniAmérica também possui cursos de pós-graduação nos modelos presenciais e EaD.

fas fa-project-diagram Estrutura Organizacional

A UniAmérica é mantida pela Associação Internacional União das Américas (AIUA), uma organização não-governamental sem fins lucrativos. O Ecossistema da UniAmérica é composto pelo Centro Universitário União das Américas, o Centro Integrado de Saúde (CIS), empresas parceiras, startups e empresas incubadas, Colégio Bertoni, associações e ONGs sediadas na Cognópolis e toda a comunidade ligada ao Clube UniAmérica.

fas fa-rocket MISSÃO

Criar condições para que seus estudantes, professores, colaboradores e membros da sociedade possam vivenciar uma aprendizagem significativa e transformadora em suas vidas.

fas fa-eye VISÃO INSTITUCIONAL

Ser referência como Instituição de ensino superior com excelência, promovendo soluções que contribuam para o desenvolvimento da comunidade por meio da produção científica e tecnológica, na disseminação do conhecimento nas diferentes áreas, respeitando os valores éticos, morais e o meio ambiente.

fas fa-shapes PRINCÍPIOS E VALORES

far fa-check-circle Mais que um diploma, um propósito de vida

Ao propor uma mudança de modelo mental e mostrar uma nova visão de mundo, complementando com a metodologia e a interatividade do mundo real, ajudamos nossos estudantes a desenvolverem um propósito de vida, que servirá como alicerce da vida pessoal e profissional, trazendo significado a tudo que almeja conquistar

far fa-check-circle Gestão participativa

Para a equipe da UniAmérica, o mais importante são as pessoas. Nosso aluno tem acesso direto a professores, coordenadores de curso, reitor e pró-reitores, podendo interagir, trazer sugestões, fazer críticas e participar das decisões do Centro Universitário

far fa-check-circle Bolsas filantrópicas

O programa de Bolsas Filantrópicas da UniAmérica oferece oportunidades para toda a comunidade, fomentando o desenvolvimento e ajudando estudantes com poucos recursos financeiros a conquistar o sonho da primeira graduação. A instituição tem o maior percentual de alunos com bolsa de estudos integral do Estado do Paraná, onde 23% dos alunos tem ensino gratuito.

far fa-check-circle Ética

Ao receber um aluno formado na UniAmérica, o mercado de trabalho não apenas se impressiona com as competências desenvolvidas, que estão muito acima da média, como também chama atenção os valores e princípios diferenciados que estes alunos demonstram.

far fa-check-circle Princípios

Incentivamos mais a colaboração do que a competição; o trabalho em equipe; a visão de mundo pelo prisma do paradigma da abundância, não da escassez; a ética e a transparência nas relações, combatendo o tráfico de influências e os comissionamentos escusos de certas profissões; além de defender a livre transferência de conhecimento, incentivando a programação com código aberto, patente aberta, copyright livre, cocriação, etc.

far fa-check-circle Internacionalização

A meta da UniAmérica – Centro Universitário é atingir o número máximo de 4.000 alunos nos cursos de graduação e, destes, 20% oriundos de outros países.

Atualmente, o Centro Universitário possui mais de 30 cursos de graduação, com 1.600 alunos matriculados e 60 alunos estrangeiros. Há, atualmente estudantes nascidos nos seguintes países: Portugal, Espanha, Argentina, Paraguai, Líbano, Síria, Colômbia, China, Japão, Cuba e Moçambique.

O objetivo da internacionalização é proporcionar um ambiente intercultural extremamente rico e diversificado, possibilitando, ao estudante, aprofundar a sua visão de mundo, conhecer a realidade e a cultura de diversos países, criando uma rede de relacionamentos (networking) internacional.