A metodologia UniAmérica enfatiza a aprendizagem efetiva, atribuindo significado ao processo educativo.
É prática, experimental e focada em projetos, nos quais os aprendentes resolvem problemas reais da comunidade, inovam na criação de produtos e são estimulados para a pesquisa. Os pilares da metodologia UniAmérica valorizam elementos que desenvolvem competências pessoais e profissionais.
Compartilham experiências inovadoras em educação, permeadas pelo uso de tecnologias, o aprender fazendo, o desenvolvimento da criticidade e a solidariedade, em prol da construção e transformação da sociedade em lugar melhor de viver.
Na Sala de Aula Invertida da UniAmérica, os aprendentes fazem o estudo prévio dos conteúdos, sob forma de Estudo Independente, para depois, em sala, com auxílio dos colegas e docentes, dar aplicabilidade aos conhecimentos.
Em sala de aula, o docente faz a mediação do processo de aprendizagem, fazendo uma breve contextualização da temática em estudo, explicando quando for o caso (individual ou coletivamente), coordenando a discussão, fazendo a síntese e o aprofundamento. É contínuo a prática de solucionar problemas e desafios articulados com a atuação profissional.
É a forma inovadora de se fazer educação superior, e uma oportunidade do aprendente tornar-se protagonista de sua formação, envolvendo-o com atividades dinâmicas e interessantes.
Ninguém aprende de modo efetivo se passar o tempo todo só assistindo aulas. Para se aprender de verdade, além das aulas, o aprendente precisa colocar em prática tudo o que está aprendendo com seus docentes. Por isso, na UniAmérica, temos um modelo de educação diferente do tradicional: os conteúdos teóricos estão disponíveis na plataforma (em vídeos e textos), desde o início do semestre, para o aprendente estudar sempre que precisar. Depois, na aula, o docente conduz os aprendentes na aplicação prática do conhecimento estudado, resolvendo demandas reais da profissão o tempo todo.
Integrando a teoria com a prática a partir de projetos reais, os aprendentes não só apreendem mais, mas também desenvolvem experiências profissionais ainda na graduação e se formam já preparados para o mercado de trabalho.
O Portfólio de Projetos reais realizados, somando ao networking criado com os mentores e demandantes dos projetos, faz com que a empregabilidade do aprendente da UniAmérica seja muito maior do que a de formados em faculdades tradicionais.
Na UniAmérica não trabalhamos apenas para que os aprendentes consigam os melhores empregos, mas também para que empreendam e gerem novos emprego.
Em números, são mais de 150 projetos apresentados por ano para pré-incubação, nos quais o ato de empreender não é focado apenas em startups, mas também nas necessidades regionais já existentes.
No campus contamos com uma filial da Incubadora Santos Dumont, da Fundação Parque Tecnológico da Itaipu – PTI, que gerencia todos os projetos e ideias de negócios que são desenvolvidas pelos aprendentes e nossos egressos.
Aprendizagem baseada em projetos
Aprendizagem baseada em competências
Currículo just-in-time (produção na hora)
Orientação
Preceptoria e Mentoria
Discussão e debates
Design thinking
Peer Instruction (instrução entre pares)
Mapas mentais e conceituais
Oficinas de estudos
Storytelling
Flipped classroom (inversão da sala de aula)