Alunos de Engenharia de Software desenvolvem sistema de automação para hostel

Projeto foi criado para atender um cliente real

TAGS:  {{ tag }}
20.08.19

Imagine ser dono de um hostel moderno, premiado, super bem localizado e que recebe hóspedes de todos lugares do mundo. Você certamente investiria em formas de tornar o ambiente mais seguro, confortável e privativo possível, sem a interferência humana. Ou seja, procuraria automatizar rotinas para dar mais liberdade aos seus hóspedes sem privá-los do conforto.

Com estas demandas em mente, os acadêmicos do curso de Engenharia de Software da UniAmérica, Laercio Bubiak, Vinicios Valensuela, Luiz Pedro da Rosa e William Thiago desenvolveram uma trava automatizada para o Concept Hostel - um dos mais premiados hostel do mundo - que procurou os alunos por meio do Portal de Desafios da Instituição.

O aluno Laercio Bubiak comenta que “no começo fiquei muito apreensivo em trabalhar com um cliente real já no começo do curso, depois de conversar com meus professores e pegar dicas com meu mentor no projeto, fui me soltando mais e percebendo o quão evolui no quesito comunicação, tentando entender o que a cliente queria e como poderia explicar para ela de forma simples e didática a proposta que tínhamos”.

A metodologia da UniAmérica permite que os alunos tenham tais experiências aproximando-os da comunidade, empresários e empresas, proporcionando assim, vivência profissional real aos alunos desde o primeiro semestre.

Segundo a coordenadora do curso Professora Márcia David, “aqui na UniAmérica utilizamos 100% de metodologias ativas em todas as etapas do processo de aprendizagem do aluno, nesse caso específico do Projeto Integrador, destaco a metodologia de aprendizagem baseada em problemas. Nesta modalidade o aluno é desafiado a desenvolver e apresentar solução para uma demanda real proposta por qualquer pessoa da comunidade. Nesse contexto, os alunos são expostos as situações que com certeza estarão inseridos no mercado de trabalho após serem graduados, com o diferencial que neste momento eles aprendem e aplicam conceitos e técnicas  de programação  diretamente na resolução do problema demandado sempre acompanhados por um grupo de professores e mentores que auxiliam no desenvolvimento das soluções que serão entregues ao demandante”.

SOBRE O PROJETO

Os estudantes ao receberam a demanda, fizeram um levantamento de tecnologias disponíveis para implementação e orçamentos para comparar com as soluções já existentes. Chegaram a conclusão de que implementando um sistema de validação parecido com o utilizado no sistema STARFI, ou seja, por meio de Tags RFID, junto a um sistema embarcado de baixo custo conseguiriam baixar o valor do sistema em 60%. Fator este que contribuiu na decisão de implementação do sistema no hostel.

https://www.youtube.com/watch?v=sAZa8l7AC40

Por: Jorge Luis Ribeiro dos Santos Júnior (Engenheiro eletrônico e professor acadêmico)