Reurbanização do Parque Linear do M'Boicy é proposta em evento

Workshop Governança Urbana e os Corpos Hídricos de Foz do Iguaçu, promovido pela UniAmérica, debaterá projetos para o futuro do município

TAGS:  {{ tag }}
20.08.19

Nesta sexta-feira (22), a UniAmérica – Centro Universitário recebe o “Workshop: Governança Urbana e os Corpos Hídricos de Foz do Iguaçu”. O evento tem início às 19h e é aberto a comunidade, direcionado principalmente às pessoas ligadas a projetos urbanísticos e o desenvolvimento da cidade. O objetivo do evento é discutir novas propostas urbanas para a região, apresentar o diagnóstico do rio Boicy desenvolvido pelos alunos e o desencadeamento alcançado.

A programação contará com a participação do prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, trazendo um panorama sobre os projetos da cidade para o futuro. O secretário de planejamento urbano de Foz do Iguaçu, Elsídio Cavalcante, também estará presente abordando o papel da municipalidade na governança urbana com o projeto Reinventando Foz. O arquiteto Taco Roorda da Empresa Cidade Planos Consultoria de Curitiba, irá apresentar as bases do Termo de Referência que está em desenvolvimento para a licitação do projeto Reinventando Foz, onde uma das principais premissas será a exigência do órgão financiador para que o projeto tenha a participação da sociedade e fique efetivamente com a “cara de Foz do Iguaçu”.

Ainda na programação, será feito o lançamento do "Parque Linear do M´Boicy: Diagnóstico pró Reurbanização do Maior Rio Urbano de Foz do Iguaçu", organizado por Alexandre Martins Balthazar, Coordenador do curso de Arquitetura do Centro Universitário UniAmérica e Silvia Sonia da Silva, Coordenadora do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário UniAmérica.

PARQUE LINEAR DO M’BOICY

Em 2017, acadêmicos da UniAmérica desenvolveram a pedido da prefeitura um diagnóstico sobre o Rio M’Boicy para servir de base no projeto da criação do Parque Linear M’Boicy. Além da participação de acadêmicos e professores da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), o trabalho contou com o apoio da ITAIPU e PTI, Sanepar, ONG Aldeias Infantis e diversas secretarias do município.

Acadêmicos e professores fizeram estudos  sobre a qualidade da água, conversas com moradores locais, inspeções ao longo do trajeto do rio e avaliação das áreas de risco. Estudantes voluntários de Arquitetura e Urbanismo, Administração, História, Biomedicina, Engenharia Ambiental, Ciências Biológicas, Enfermagem e Serviço Social estiveram envolvidos no desenvolvimento desse projeto base, sob orientação do coordenador e arquiteto Alexandre Balthazar e Silvia da Silva, coordenadora do curso de engenharia civil. O estudo é parte da proposta da UniAmérica em trabalhar com projetos reais da comunidade, colocando o estudante em contato direto com a prática profissional.

O Rio M'Boicy percorre aproximadamente 9 km na zona urbana de Foz do Iguaçu e ao longo dos anos sofreu com a ocupação desordenada, poluição e remoção de mata ciliar, entre outros problemas. A proposta do parque inclui uma área de construção pela extensão do rio com ciclovias, restaurantes, calçadas e diversos outros espaços de lazer e turismo. O objetivo é propor a reurbanização, sustentabilidade e transformação da região da área, abrangendo o aspecto ambiental e social.

O LIVRO

O livro "Parque Linear do M´Boicy: Diagnóstico pró Reurbanização do Maior Rio Urbano de Foz do Iguaçu" a ser lançado também no dia 22, apresenta por completo os estudos e resultados desenvolvidos que serviram de base para o desenvolvimento do projeto do Parque Linear M’Boicy. O livro traz em forma de diagnóstico, o fruto do trabalho investigativo de um grupo de estudantes da UniAmérica e da UNILA, em um processo de coleta de dados onde formou-se uma grande rede colaborativa com o objetivo de mapear os principais problemas que ocorrem no rio M'Boicy e seu entorno.

INSCRIÇÕES Para participar do workshop, basta se inscrever gratuitamente pelo site: uniamerica.br/eventos