De que forma utilizar a tecnologia como ferramenta de aprendizagem?
Malu Garbo
Acadêmica de Jornalismo da UniAmérica
No mercado de trabalho atual, investir em habilidades e competências que mostram constante atualização de seus conhecimentos são elementos que valorizam cada vez mais o currículo. Deste modo, é importante se adaptar e aplicar estas novas demandas, como forma de aprimorar seu método e procedimentos de ensino.
Considerando que a dificuldade de prender a atenção é cada vez mais difícil pelo decorrer dos malefícios da internet, como: a rápida distração e necessidade constante de estimulação de seus usuários, usufruir dos benefícios da tecnologia na educação é a chave para sintonizar o educador ao contexto mais correspondente à realidade do aluno, onde é possível utilizar táticas para ensinar de maneira mais efetiva.
Algumas destas ferramentas de aprendizagem são:
E-books: um dos benefícios da leitura digital é a facilidade de acesso, já que é possível ler pelo celular, tablet ou computador e além disso, ter um acervo bibliográfico maior e mais recursos integrados ao texto, como vídeos, hiperlinks e a opção de ouvir a leitura por meio de um audiobook;
Formação continuada online: a implementação do ensino online pede por um desenvolvimento maior do professor para com seus estudantes, por isso, este processo de constante aperfeiçoamento da prática docente é importante para se atualizar e não se limitar às metodologias tradicionais de ensino;
Avaliação online: a previsível digitalização da educação não poderia deixar os métodos de avaliação de lado, assim sendo, os benefícios desta aplicação vão desde a economia de papel impresso até o melhor controle e limitação do tempo tanto da aplicação quanto da correção da prova ou atividade.
Desta maneira, a junção da tecnologia à educação pode ser aplicada de diversas maneiras, com resultados que refletem na proximidade entre educador e discente.
"Seria bastante clichê falar da importância de nós professores sabermos utilizar a tecnologia, a pandemia deixou mais do que clara essa necessidade. O ponto é não utilizá-la como mera perfumaria, mas como potencializadora da aprendizagem do aluno, que é o que realmente importa, do contrário teremos aulas divertidas, modernas, mas talvez pouco significativas no que tange à aprendizagem”, cita Raíza Brustolin, Coordenadora de Tecnologias Educacionais Docente de Pós-graduação e Especialista em Metodologias Ativa na UniAmérica.
Pensando nestes aspectos, a UniAmérica preparou no dia 10 de julho a oficina online gratuita “Como utilizar a tecnologia como ferramenta de aprendizagem?”. O evento terá início às 10h00 e contará com a participação das profissionais da educação Raíza Brustolin e Priscilla Higashi. As inscrições da oficina estão abertas em: https://uniamerica.br/eventos/oficina-online-como-utilizar-a-tecnologia-como-ferramenta-de-aprendizagem, e possui certificado para os inscritos.