VOLTAR

Sabia que pessoas com graduação têm maiores possibilidades de emprego e renda?

Aumente suas oportunidades com uma formação de qualidade.

Fausto Fava de Almeida Camargo

Professor e Coordenador do curso de Administração da UniAmérica

Dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostram que uma pessoa com curso superior no Brasil pode ter renda muito maior que aqueles denominados de “desqualificados”. É isso mesmo, o documento mostra que ter um diploma universitário aumenta as chances de contratação, ou seja, possibilidade de inserção no mercado de trabalho e de maiores salários.

Em 2015, pessoas de 25 a 64 anos, com diploma de ensino superior, chegavam a ter remuneração 144% maior do que trabalhadores com apenas ensino médio concluído. A taxa de desemprego, segundo a OCDE, também é menor para quem tem curso superior.

Nos países da OCDE, em 2019, a taxa de desemprego para quem tinha curso superior, nessa mesma faixa etária, foi de 15%, enquanto que para pessoas que tinham o ensino médio completo, era de 22% e, para quem não tinha o ensino médio, era maior ainda, de 39%. O Brasil segue a mesma tendência.

A boa notícia é que nos últimos 10 anos, o número de jovens entre 25 e 34 anos com diploma no ensino superior aumentou, em relação a outros países da OCDE. No entanto, ainda, são poucas as pessoas no Brasil, nessa faixa etária (25 a 34 anos) que tem um diploma superior, apenas, cerca de 21%.

Os cursos de gestão, de modo geral, como Administração e os Cursos Superiores Tecnológicos em áreas de gestão, como os de Gestão Financeira, Gestão de Marketing, Gestão de Recursos Humanos e outros, são cursos que geram maiores possibilidades de emprego e renda. Afinal, toda a sociedade é composta de empresas, não é mesmo? E aí, o que você está esperando para iniciar seu curso superior?

Por: Prof. Fausto Camargo, Coordenador do Curso de Administração

Mais notícias