Acadêmicos de História fazem exposição de jogos para aprendizagem
Acadêmicos desenvolvem jogos para apoiar a aprendizagem de conteúdos de História. O projeto será apresentado na faculdade dia 18 de abril.
Assessoria Descomplica UniAmérica
Jogos para o Ensino de História é uma CPP proposta para desenvolver uma atividade prática, criativa e que pudesse trazer resultados para os acadêmicos em termos de produção científica e construção de um produto: um jogo para apoiar a aprendizagem de conteúdos de história.
Foi iniciado com o projeto de um jogo, no primeiro bimestre low technology, elaborado em sua maioria com materiais reciclados disponíveis dos espaços das escolas públicas. A ideia é que os futuros professores de História possam entender que, a partir de recursos muito simples, podem ser gerados produtos com resultados efetivos em sala de aula.
No segundo bimestre, maio e junho de 2017, os alunos irão programar os jogos projetados em low technology em uma plataforma específica para a elaboração de jogos digitais. Esse trabalho está sendo realizado em parceria com Prof. Blasius Debald, por meio de debates em torno de como tecnologias de aprendizagem podem potencializar a prática docente, ou seja, no módulo de formação docente do curso, as estratégias diferenciadas de ensino são discutidas e os resultados dessas reflexões contribuem na produção dos jogos, a serem utilizados no ensino fundamental e também no ensino médio.
Outra atividade em paralelo ao projeto, é que uma vez por semana os acadêmicos têm a oportunidade de esclarecer dúvidas e ter o apoio de um especialista, Prof. Pedro Louvain, explicando como aplicar o conteúdo a ser trabalhado em sala na elaboração do jogo.