VOLTAR
20.08.2019
|
#Notícias
Acadêmicos de Pedagogia realizam atividade sobre Autoestima
Acadêmicos do curso de Pedagogia desenvolvem atividade sobre autoestima, orientados pelo Prof. Giuliano Ginani.
Assessoria Descomplica UniAmérica
“Desinteresse, desmotivação, falta de concentração e baixa autoestima são citados pelos professores como uma entre várias justificativas para o não aprendizado.
É importante considerar que os aspectos socioemocionais também fazem parte de um dos fatores que afetam diretamente o aprendizado, contudo, os professores e a escola geralmente entendem que esses fatores dizem respeito exclusivamente ao aluno e sua família.
O curso de Pedagogia da Uniamérica defende que essa crença deve ser questionada”, e deve fazer parte do trabalho pedagógico realizado em sala de aula.
Tendo em vista o problema apresentado, os professores do curso de Pedagogia ensinam diversas atividades pedagógicas que podem auxiliar os nossos futuros pedagogos a trabalharem as habilidades socioemocionais dos alunos, como uma das atividades elaboradas pelo professor Giuliano Ginani no dia 08.04.
A atividade do professor Giuliano tratou especificamente do tema AUTOESTIMA. Com uso de aplicativos, foram produzidos avatares de cada aluno e disponibilizados na sala de aula. Após fundamentação teórica acerca do tema, os alunos precisaram reconhecer qualidades positivas nos colegas o que estimula e cria possibilidades de construção e manutenção da autoestima.
Segundo o professor Giuliano, "a atividade foi muito significativa, pois ao mesmo tempo em que se instrumentalizou os acadêmicos para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais no contexto profissional, pode-se trabalhar a autoestima de cada um, fortalecendo os laços da turma e motivando para o estudo independente gerando melhor performance acadêmica".
Para o fechamento e avaliação dos aspectos aplicados na atividade, os alunos participaram de uma roda de conversa mediados pelo professor, na qual, articularam a teoria com a prática.
De acordo com a coordenadora do curso Thuinie Daros “Ao mesmo tempo em que o professor apresenta o conteúdo programático, é possível auxiliar os alunos a conhecerem sobre seus gostos, como preferem aprender, como lidam com obstáculos, quais emoções os dominam quando fracassam, entre outros".