Acadêmicos de Pedagogia recebem a Professora Flaviana Demenech para troca de experiências
A atividade conduzida pela Professora Flaviana teve como objetivo apresentar aos acadêmicos como as tensões, novas e antigas contradições
Assessoria Descomplica UniAmérica
Os acadêmicos de Pedagogia do módulo Docência no Ensino das linguagens e códigos e suas tecnologias receberam a professora Flaviana Demenech para troca de experiência. A atividade conduzida pela Professora Flaviana teve como objetivo apresentar aos acadêmicos como as tensões, novas e antigas contradições, são (re)produzidas na escola pública à medida que a heterogeneidade, através da presença de sujeitos (crianças, jovens, pais, programas, profissionais de outras áreas) que trazem consigo características diferentes do previsto – linguagens, ações, costumes -, adentra a escola e nela permanece, confrontando-se com a homogeneidade impregnada em seu projeto cultural, historicamente construído.
De acordo com Flaviana "Estudar o cotidiano escolar é ir além do que está exposto nos papéis, é compreender a vida que pulsa dentro da escola, é investigar as relações culturais, sociais, constituídas na rotina diária. Essa vida cotidiana está no centro do acontecer histórico: é a verdadeira ‘essência’ da substância social”.
Nesse sentido, a vida cotidiana é a vida de todo sujeito por inteiro, do sujeito que participa desta vida com seus aspectos de sua individualidade. E é essa heterogeneidade que adentra a escola: sujeito individual ativo carregando o seu lugar social, cultural e histórico, propulsor de lutas sociais para demarcar seu espaço, para ser reconhecido de forma particular na sociedade e, portanto, também no ambiente escolar.
Os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer a professora, trocar ideias e adquirir o seu livro publicado.