Como encarar o primeiro dia de aula na faculdade?
Aline Galvão
Acadêmica de Publicidade e Propaganda
O volta às aulas guarda aquela ansiedade boa e aquele ânimo de iniciar ou recomeçar um novo semestre. Para os calouros que acabaram de sair do ensino médio e estão com receio do primeiro dia no campus: não criemos pânico, essa nova fase merece muita admiração, importância e vai passar sem nem mesmo vocês perceberem.
Apesar de ser um momento de muita felicidade, ainda fica aquele medinho, né? Pensando nesse medo, segue esse conteúdo que nós aqui da Descomplica UniAmérica fizemos para que você comece o seu primeiro dia dessa nova fase com o pé direito!
1. Pesquise sobre a instituição de ensino que irá entrar
A maioria das faculdades e universidades tem sites com todas as informações sobre os cursos, a metodologia e até sobre como as aulas funcionam. E muitas delas têm as redes sociais muito ativas, além de Instagram e página no Facebook, algumas tem até Tik tok!
Vale muito a pena se informar sobre como as coisas funcionam na instituição, dessa forma, já fica por dentro e se prepara para como as coisas podem vir a ser, ressaltando que, vão surgir alguns imprevistos, e isso é normal, mas a ideia é que você consiga estar preparado para pelo menos alguns deles.
2. Estar adiantado em todos os processos
A noite anterior é o melhor momento para deixar organizado suas roupas, mochila, despertador e até planejar o trajeto para chegar na faculdade.
Depois de deixar tudo em ordem, você também pode aproveitar esse momento para se distrair e não pensar em excesso em algo que ainda não está acontecendo. Tá liberado meditar, ler um livro, assistir uma série ou um filme reconfortante, fazer uma refeição leve e ir dormir mais cedo pra estar 100% descansado no dia seguinte.
Lembrando que é muito importante chegar adiantado no primeiro dia, isso porque é necessário ter um tempinho a mais para procurar sua sala e organizar seu espaço na mesa.
3. Vá confortável para o seu primeiro dia
Nesse primeiro momento já pode ser meio desconfortável estar em um ambiente desconhecido, que ainda vai precisar ser explorado. Por isso VOCÊ vai ser sua melhor companhia no início, vai ser responsável por tentar passar por esse dia da melhor forma possível, e com isso, ir com uma roupa confortável, levar algo que goste de passar tempo enquanto a aula não começa, fazem muita diferença.
Ser responsável pela sua satisfação é algo que vai te acompanhar além desse período, parece meio duro falar isso, mas quando analisado com calma, é uma fala a ser admirada, já que a priorizar a sua felicidade constantemente vai ser a sua missão na vida, e é também uma tarefa a um.
4. Integração de calouros e veteranos
É difícil fazer parte de um grupo logo de cara, já que são muitas pessoas e surpreendentemente, a maioria delas você nunca vai ter visto. Mas pense comigo: ter mais pessoas te traz mais oportunidades de fazer novas amizades e ampliar suas conexões.
Aliás, os veteranos semestralmente ficam muito felizes que novos calouros estão entrando; ficam abertos e super animados para fazer integrações e até rolês com esses “recém-chegados”.
A dica chave aqui é que você se mantenha aberto às conversas e a essas oportunidades de se integrar, isso não só se torna importante no mundo acadêmico mas também no profissional.
6. E o intervalo?
Depois da metade da aula, o grande esperado momento: o intervalo! Diferente do ensino médio, o intervalo na faculdade não é anunciado por um sinal ou algo assim, ele é na hora em que você achar que é o momento certo. É muito comum ver os alunos saindo durante a aula, sem nem mesmo pedir. Fazer isso na escola é considerado um desrespeito, mas não é assim no ensino superior.
Quando chega essa etapa do ensino, os professores já te consideram um adulto responsável, que é capaz de mostrar respeito pelo papel dele em sala, além de saber administrar seu tempo.
Eu recomendo nos primeiros dias que você leve alguns lanchinhos de casa. Já que o ambiente ainda está em constante descoberta, pode acontecer de não ter lanchonetes que vendam as comidas que vão de acordo com a sua restrição alimentar e gostos.
7. Você não está sozinho nesse desafio!
Assim como você, diversas pessoas estão iniciando o primeiro dia, mas em outros cursos diferentes. Não se sinta sozinho nessa, porque por mais que não esteja acompanhando, está pensando e se preocupando com coisas que outros calouros também estão, afinal, é um sentimento normal.
Vai dar tudo certo no seu primeiro dia, e mesmo se tudo não sair como o planejado, temos muitos outros dias para começar do zero!
Achou que esse conteúdo te ajudou com o seu primeiro dia de faculdade?
Siga nossas redes sociais e fique por dentro de mais dicas como essa, clique aqui!