VOLTAR
20.08.2019   |   #Notícias

Fábrica de Aulas Inovadoras

Acadêmicos de Pedagogia foram desafiados a planejarem e aplicarem uma sequencia didática de aulas por meio da atividade intitulada FÁBRICA DE AULAS INOVADORAS

Assessoria Descomplica UniAmérica

O planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem. A sua ausência pode ter como consequência, aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo e tornando as aulas desestimulantes.

O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. Portanto, o planejamento de aula é um instrumento essencial para o professor elaborar sua metodologia conforme o objetivo a ser alcançado, tendo que ser criteriosamente adequado para as diferentes turmas, havendo flexibilidade caso necessite de alterações.

Porém, apesar da grande importância do planejamento de aula, muitos professores optam por aulas improvisadas, o que é extremamente prejudicial no ambiente de sala de aula, pois muitas vezes as atividades são desenvolvidas de forma desorganizada, não havendo assim, compatibilidade com o tempo disponível.

Com o objetivo de experimentar os desafios da atividade docente, os acadêmicos do primeiro período de Pedagogia foram desafiados a planejarem e aplicarem uma sequencia didática de aulas por meio da atividade intitulada “FÁBRICA DE AULAS INOVADORAS”.

Durante a atividade, os alunos precisaram planejar a aula, prever o tempo e os recursos disponíveis e ainda utilizar algum elemento diferenciado, como por exemplo, software, aplicativo ou outro recurso tecnológico.

A atividade foi realmente significativa, pois os alunos aprenderam na prática a importância do planejamento e da inovação na sala de aula.

Mais notícias