I STARTUPED: Startup que promove Soluções para a Educação
O curso de pedagogia vem liderando atividades que vem auxiliando nossos futuros pedagogos
Assessoria Descomplica UniAmérica
Para promover a inovação na sala de aula, acreditamos que se faz necessário, fazer a inovação na formação de professores, sobretudo na formação dos nossos novos licenciados.
Neste sentido, o curso de pedagogia vem liderando atividades que vem auxiliando nossos futuros pedagogos a promoverem a inovação pedagógica por meio de ações diferenciadas, uma delas foi à organização de uma STARTUP.
A I STARTUPED foi organizada no componente curricular obrigatório intitulado PROJETO INTEGRADOR e teve como objetivo criar condições para que os acadêmicos possam criar artefatos, soluções, serviços, ou novos produtos que possam solucionar um problema real da educação.
É importante considerar que partimos do pressuposto que os produtos ou serviços que uma Startup são experimentos e a aprendizagem sobre como desenvolver uma solução é o resultado desse experimento.
Para concretizar este projeto, selecionou-se vários recursos já utilizados por empreendedores combinadas com estratégias pedagógicas como o Project Model Canvas, Storytelling, Pich, Design Thinking etc..
A metodologia do trabalho adotada mudou essencialmente o papel do aluno em relação às linhas de uma instrução sistemática ou aula expositiva, para transformá-los em protagonistas, mudou também o papel do professor da condição de “proprietário dos conhecimentos e dono do saber” que passou a ajudar os alunos a encontrarem as respostas.
Os conteúdos abordados incluíram todas as formas culturais que a escola considera importantes para a formação integral do cidadão e envolvem a aprendizagem daquilo que devemos saber (fato, os conceitos e princípios), aquilo que devemos saber e fazer (os procedimentos) e aquilo que devemos ser (valores, atitudes e normas).
A prática educativa do projeto integrador por meio do Startup foi encarada como uma ação viva, propiciando aos alunos e professores momentos de alegria, de entusiasmo, com ideias, valores, criatividade e, principalmente, dinamismo.
Durante este processo já temos vários produtos em andamento como: aplicativo para auxiliar na atualização dos projetos políticos pedagógicos, curso de culinária para trabalhar com o pensamento científico na Educação Infantil, Implementação de programas de avaliação institucional, Circuitos pedagógicos com tecnologias e princípios básicos de programação, técnicas de estudos para alunos da Educação Básica e outros novos produtos e serviços de grande impacto nas escolas de Foz do Iguaçu e municípios da região.
A aplicação desta atividade tem gerado resultados positivos na formação de nossos acadêmicos por meio do incentivo do protagonismo, na articulação dos conhecimentos da área de formação acadêmica, na visibilidade das atividades acadêmicas do curso e ainda estamos impactando positivamente nosso entorno social.