VOLTAR
25.03.2021   |   #Notícias

O que é empreendedorismo e inovação?

Assessoria Descomplica UniAmérica

Ahhh, o empreendedorismo e inovação! Termos que caminham juntos e que de uns tempos pra cá vêm ganhando cada vez mais destaque e importância, dado o atual cenário que se constrói a nossa volta.

Apesar de muito abordados, poucos respondem o que realmente são, nos levando a acreditar que empreender e inovar é desenvolver um produto completamente novo na primeira tentativa, angariar milhares de clientes, enriquecer e sair dando palestras por aí usando camisetas de cores neutras, calças jeans e tênis confortáveis enquanto dólares entram em nossa conta.

Apesar de tentador e glamouroso, essa visão sobre tais temas distanciam muito o ato de empreender e inovar da maioria de nós, não é mesmo?

Essa glamourização faz com que passemos batidos pelo que empreender realmente é:

Resolver problemas da sociedade ou de um grupo através de sua livre iniciativa!

Você pode sim, chegar a um nível em que sua rotina seja glamourosa como a descrita anteriormente, mas entenda que ela é a consequência de um processo que envolve muito mais resiliência e disciplina do que genialidade propriamente dita.

Se pensarmos dessa forma, o leque que se abre é imenso e o peso pela busca de uma ideia totalmente nova diminui drasticamente. Afinal, nossa sociedade possui inúmeros problemas, cada um deles em uma escala diferente, que podem ir desde o bairro que não possui uma padaria, forçando seus moradores a se deslocarem a um bairro vizinho para finalmente conseguirem comprar um pãozinho quente, até a fome mundial, ou um vírus que precisa de uma nova vacina ou terapia para diminuição de sua letalidade e circulação.

Percebem como empreender é algo extremamente amplo? Há espaço para muitas ideias e negócios, afinal, problemas é o que nossa sociedade mais possui!

Apesar de amplo, como falei anteriormente, empreender é um processo que vai requerer do empreendedor, resiliência, pois trata-se de um ramo de alto risco, afinal quem garante que seu negócio vai fazer sucesso?

Por isso é necessária a resiliência, já que para alcançar o sucesso, o empreendedor entrega horas de trabalho em cima de seu negócio, do planejamento a execução e manutenção, correndo o risco de ainda assim não conseguir obter sucesso.

E está tudo bem com isso! Errar e falhar faz parte do processo. Como diriam o pessoal do Vale do Silício:

“Aqui aquele que tenta e falha chamamos de experiente ao invés de fracassado!”

“Tá, mas e a inovação? Onde ela entra?”

A inovação assume papel importante em uma empresa, porque é por meio dela que identificamos novas formas de atender as necessidades de clientes e é também uma forma de identificarmos oportunidades de negócios no nicho em que estamos inseridos.

Inovação é portanto peça fundamental para que a empresa continue se movendo e permanecendo viva no mercado, ainda mais como ele se comporta hoje.

Por: Jorge Luis, coordenador do Espaço Supernova da UniAmérica

Mais notícias