Palestra: “O papel do psicólogo nas varas da família”
Curso de Psicologia promove palestra sobre o psicólogo jurídico e sua atuação, para reflexão de conceitos e a intervenção do psicólogo na vara da família.
Assessoria Descomplica UniAmérica
Nesta sexta (31/03) o curso de Psicologia promoveu a palestra “O papel do psicólogo nas varas da família”, com o objetivo de avaliar a subjetividade - como isso pode ser entendido pelos profissionais da psicologia e das áreas afins. Compreender as possíveis metodologias de atendimento do psicólogo jurídico e sua atuação, possibilitando um campo de reflexão entre os conceitos e a intervenção do psicólogo. Buscou-se também, apresentar conceitos básicos de elaboração de laudo psicológico, capazes de responder quesitos, que contribuem para reflexão do impacto da violência doméstica na vida das crianças e adolescentes.
O evento teve 3 horas de duração, sendo debatidos as temáticas com grande experiência e perspectiva da área, para um público superior a oitenta pessoas.
As ideias centrais que foram abordados durante o workshop foram:
O psicólogo clínico e o psicólogo jurídico – diferenciações e conceituação teórica e prática;
A avaliação psicológica forense e a clínica, distinções;
A interface entre o assistente técnico e o perito judiciário.
A palestrante Lívia de Tartari e Sacramento é Psicóloga, atua no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Comarca de São Caetano do Sul, Vara da Infância e Juventude e Varas de Família, além de ser Vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica (ABPJ), gestão 2015/2017.