Estudantes de Arquitetura e Urbanismo adaptam casa para PcD
Malu Garbo
Acadêmica de Jornalismo da UniAmérica
Recentemente, a pauta sobre acessibilidade, representatividade e inclusão para a comunidade PcD (Pessoas com Deficiência) está ganhando cada vez mais voz. Eventos como as Paralimpíadas de 2021 e conteúdos de conscientização do não uso de expressões capacitistas são exemplos de como a pauta está conquistando seu merecido espaço.
Levando a importância do assunto em consideração, os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da UniAmérica Descomplica, Centro Universitário número 1 de Foz do Iguaçu, realizaram como projeto integrador, a adaptação da residência de uma cliente portadora de deficiência motora, adequando o local para que haja uma melhor locomoção com sua cadeira de rodas.
Os estudantes responsáveis pela iniciativa: Camila Luiz Dos Santos, Pedro Vinicius da Silva Gonçalves, Rhayssa Eleonai Stumpf e Ana Flávia Magalhães Pinto, tiveram o intuito de mostrar o quão fundamental é a arquitetura e urbanismo incluir e reconhecer de maneira respeitosa o conforto e a acessibilidade destes indivíduos em suas próprias casas.
Aqui estão alguns dos aspectos repensados pelos alunos durante o desenvolvimento do projeto:
-
Barras no banheiro;
-
Rampas de acesso;
-
Móveis adaptados;
-
Aumento do tamanho das portas ;
-
Tomadas e interruptores em altura acessível.
Projetos como esse representam não só a necessidade de melhora estrutural para uma residência, mas também que, adaptações como essa possam incentivar a melhoria da acessibilidade em lugares públicos, restaurantes, lojas, entre outros, se tornando ambientes efetivamente propícios para receber todos os tipos de pessoas.
O vídeo do projeto está disponível em: https://youtu.be/hI3S2TclyMI