BESOURO AZUL: O novo filme da DC que está causando nas redes
Larissa Bail
Auxiliar de Marketing
Você, estudante de comunicação, está por dentro dos últimos lançamentos e polêmicas do cinema? Hoje, vamos mergulhar no universo do Besouro Azul, trazendo uma análise da produção e do roteiro feito pela DC para esse filme. Com isso, é imprescindível falarmos sobre tecnologia dentro desse contexto; que são: IAs e automações para criação. Ah, e tem até protestos no meio desse rolê, acredita? Continue lendo pra saber mais!
O filme Besouro Azul trouxe consigo uma estratégia de marketing planejada pela DC, voltada especialmente para o público latino-americano. A presença de Bruna Marquezine no elenco é um exemplo claro dessa estratégia, além do protagonista Xolo Maridueña, o ator norte-americano de ascendência mexicana, cubana e equatoriana; que interpreta o primeiro personagem latino da DC a ganhar um filme próprio. Não podemos esquecer de toda a família do protagonista que também tem origem latina! No elenco temos: George Lopez, Adriana Barraza, Belissa Escobedo, Elpidia Carrillo, Rocio Reyes…

O filme tem pontos muito positivos que merecem ser destacados! Segue o fio:
A presença de Bruna Marquezine nas telinhas internacionais traz muito orgulho aos brasileiros! A atriz possui inglês impecável e atuação maravilhosa, fatores que foram muito elogiados pela imprensa e pelos fãs;
O filme foca muito na cultura latina, o que traz muita diversão ao filme, e como muitos disseram, traz aquela vibe “feijão com arroz”, que a família toda gosta! O contexto em si é familiar, engraçado e muito envolvente;
Os efeitos especiais foram muito bem elaborados, apesar do baixo orçamento para a execução do filme, quando comparado a outros filmes de super heróis da DC.

Fonte: https://www.tvpampa.com.br/bruna-marquezine-e-xolo-mariduena-passam-o-natal-juntos/
Apesar do filme ser bom, ele foi muito criticado pelos fãs e espectadores pela narrativa, por diversos fatores. Alguns deles foram:
A jornada do herói é previsível, o que trouxe muita insatisfação aos espectadores;
Em comparação com outros filmes da DC, esse filme deixou a desejar na construção da história do personagem principal com falta de originalidade;
Felizmente, o filme tem carisma pelos atores que conquistaram os telespectadores, e muitas pessoas concordam que apesar da falta de originalidade, o filme foi um “feijão com arroz” que o Brasileiro gosta mesmo com todas as críticas que rolaram.
Com esse filme chamando atenção pela narrativa ser previsível de acordo com o público e os críticos, chegamos ao ponto de falar sobre as automações de escrita para os jobs atuais. As IAs podem otimizar processos e estruturar textos, mas a ideia central deve ser concebida por mentes humanas, para manter a originalidade e a surpresa nas narrativas; e isso tem causado muitas revoltas dentro da indústria no cinema. Vem ver!
O Impacto da Greve dos Roteiristas

Fonte: https://www.ofuxico.com.br/cinema-e-serie/greve-dos-roteiristas-quais-producoes-foram-paralisadas/
Aqui, podemos traçar um paralelo entre a indústria cinematográfica e a área de comunicação. Recentemente, houve uma greve de roteiristas que abalou Hollywood, com mais de 11.000 profissionais protestando por: questões contratuais; pagamento por reprises em serviços de streaming; e o que mais assusta os escritores, a “ameaça” da IA na criação de conteúdo.
A greve dos roteiristas serve como um lembrete de que a automação, quando mal utilizada, pode minar a originalidade. A substituição completa dos escritores por IA pode resultar em histórias monótonas e clichês. Por isso, é essencial lembrar que, mesmo com a ajuda das tecnologias, são os escritores que tem o poder de dar vida às ideias e criar conteúdo que ressoe com as emoções do público, e não as inteligências artificiais.
A Importância da Criatividade e da Automação Responsável
A criação de conteúdo que ressoa com o público é primordial para a comunicação eficaz, e por isso, essas ferramentas devem ser utilizadas a nosso favor. Elas podem otimizar tarefas, economizar tempo e ajudar na pesquisa, mas não devem substituir a nossa capacidade de pensar, sentir e criar.
Para os futuros profissionais da comunicação, o desafio é encontrar o equilíbrio certo entre automação e criatividade. A automação pode ser uma aliada poderosa, desde que utilizada de maneira consciente e complementar à criatividade.
E você? Já assistiu Besouro Azul? Deixe sua análise pra gente!