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Brazil, I’m devastated: as estratégias por trás dos anúncios do Rock in Rio

Malu Garbo

Acadêmica de Jornalismo da UniAmérica

O Rock in Rio é, desde sua primeira edição em 1985, o assunto do momento, a reunião entre artistas icônicos em solo brasileiro, garante, todo ano, histórias e momentos que marcam a cidade do rock.

As mais novas atrações anunciadas nesta última quinta-feira (19) surpreenderam a todos, agradando desde fãs de Iron Maiden e Megadeth até os de Iza e Ivete Sangalo. O evento está marcado para os dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2022, na zona oeste do Rio de Janeiro.

Alguns rumores de artistas não confirmados como Lady Gaga, Pabllo Vittar, Miley Cyrus e Coldplay só deixam os fãs mais ansiosos pelo que está por vir, e, levando em consideração que se completarão dois anos de espera, as saudades e expectativas para a volta do maior festival do mundo estão altas.

Considerando estes fatores, é imprescindível falar de Rock in Rio sem citar as estratégias de divulgação de sua equipe. Isto se dá pelo fato de que o seu plano de marketing tem a capacidade de abranger um público muito diversificado, uma mistura de pessoas que tem entre suas preferências musicais: pop atual, rock clássico ou heavy metal, provando que, ao conhecer e se adequar aos desejos de seus clientes, os resultados podem ser promissores.

Além disso, deste modo o planejamento da venda pode ser mais amplo, evitando situações onde, por exemplo, teria de haver uma segmentação de produtos para público X, o que poderia mensurar até mesmo quais tipos de marcas patrocinam o festival. Hoje, as empresas responsáveis anualmente por experiências marcantes na cidade do rock são: Americanas, Itaú, Doritos, Ipiranga, Heineken, Natura, e pela primeira vez, o TikTok. E não, você não leu errado.

Mesmo com a maioria das pessoas acreditando que as redes sociais estão ligadas a futilidade e a superficialidade do mundo online, o impacto delas continua maior do que se possa imaginar. O crescimento de produtores de conteúdo, conhecidos como “influencers”, que têm o dom de engajar seus milhares de seguidores com um só um vídeo postado, é um movimento inédito na comunicação que não deixa de incluir a música em seu meio.

Levando isto em pauta, seria incoerente um evento tão importante quanto o Rock In Rio ignorar que seu público jovem está diretamente conectado ao poder musical das novas trends que surgem constantemente nestas plataformas.

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