Como usar o Canva?
Aline Galvão
Acadêmica de Publicidade e Propaganda
Atualmente na comunicação é muito comum o uso de ferramentas que possibilitam a criação de peças visuais, mas além da comunicação, o uso dessas ferramentas também é muito presente em várias outras áreas. Hoje, vários assuntos são abordados nas redes sociais e o design vem para facilitar a compreensão dessas informações que estão sendo transmitidas.
Você ainda não conhece essa plataforma mas tem interesse em criação gráfica? Bora lá que esse conteúdo é pra você!
O que é o Canva?
O Canva é uma plataforma conhecida por facilitar a criação e edição de peças gráficas. Nele existem layouts prontos de posts, apresentações, infográficos, cartazes, vídeos e outros conteúdos visuais, incluindo um banco gigante de fontes e imagens gratuitas com algumas alternativas pagas.
É possível usá-lo baixando o aplicativo no celular ou pelo site, ambos são de fácil acesso e usabilidade.
Como usar a plataforma?
1. Login e página inicial
Após ter acessado a página e criado uma conta com o seu e-mail ou vinculado com sua conta Google ou Facebook, você será redirecionado para a página inicial. Como na foto abaixo:

Aqui você tem a possibilidade de escolher um template e começar a editar as informações, lembrando que existem várias opções com diversos formatos e para diferentes plataformas. Ou você também pode optar por criar um tamanho personalizado e começar sua criação do zero com ele.
Você pode explorar as seguintes abas:

2. Templates
Depois de ter escolhido o formato da peça, no lado superior esquerdo aparecerão várias alternativas de templates que correspondem com as dimensões do seu arquivo. Existem vários modelos gratuitos e também alguns pagos, mas como identificá-los?

Os templates pagos são aqueles que têm um coroa no canto inferior direito, como esses aqui:

Esses precisam que você tenha uma assinatura diferente. No Canva existem as seguintes: o Canva grátis, que é o sem custos, o Canva Pro, que disponibiliza ferramentas mais avançadas, e por fim o Canva para equipes, que são para criação de alta escala para ser utilizado por pelo menos 20 pessoas.
3. Barra de edição
Ao selecionar partes do design, será possível ver que você terá a possibilidade de editar coisas como as fontes, as cores, os tamanhos e outras partes.

4. Elementos
Ainda na barra superior esquerda, ao selecionar a parte de “elementos”, também aparecem várias opções de elementos gráficos como: linhas, retângulos, triângulos, círculos, corações, figurinhas, tabelas, partes de gráficos e entre outros.

5. Uploads
Abaixo na opção “uploads” temos a possibilidade de fazer upload de fotos do nosso computador para incorporar na peça, como por exemplo: logos e imagens de outros bancos de imagem.

6. Texto
Em seguida temos a aba “texto”, que é onde você vai encontrar diferentes tipos de fontes. Assim como já dito anteriormente no Canva existe um leque gigante de fontes gratuitas para você utilizar.

7. Em mais opções
Nos 3 pontinhos abaixo, temos a opção “mais” que mostra outros tipos de configuração e opções de aplicativos e integrações do Canva, como o banco de imagens Pexels, Google Maps, Giphy, YouTube, dentre outras opções.

E aí, partiu fazer criação de conteúdos top? Espero ter ajudado vocês nessa jornada de criação com essa introdução a plataforma do Canva.