VOLTAR

Estudantes de Comunicação Social criam documentário sobre machismo

Malu Garbo

Acadêmica de Jornalismo da UniAmérica

No mundo contemporâneo, as mulheres vêm dominando cada vez mais espaços em áreas antes consideradas estereotipicamente masculinas, sendo uma delas, o mercado de trabalho. Entretanto, apesar da participação profissional ter representado um aumento significativo, fatores como a diferença de salários, a dificuldade de ingressar em cargos altos e o assédio nestes ambientes, ainda demonstram como o machismo é bem mais estruturado do que pode ser imaginado.

Levando em consideração que o machismo estrutural não deixa de existir nesse meio, os estudantes de Comunicação Social da UniAmérica Descomplica, João Pedro Flores Aquino, Jéssica Santos da Luz, Maysa Martins e Maria Luiza Grigato Garbo desenvolveram em seu projeto integrador a marca “América Documentários", e, em seu primeiro documentário, decidiram abranger a problemática do machismo em formato de entrevista.

As convidadas do vídeo documental foram: Anice Gazzaoui (vereadora), Iraci Pereira (policial da Guarda Municipal), Rayza Benevides (coordenadora de Marketing da Playduo) e Mayara Aguineli (treinadora do Futsal Feminino de Foz do Iguaçu), escolhidas por meio de uma seleção baseada em suas profissões, para provar que, mesmo atuando em áreas diferentes, a problemática é a mesma.

O projeto foi gravado seguindo todos os protocolos de segurança contra a COVID-19, no auditório do local de ensino, com equipamentos técnicos oferecidos pela instituição.

"É interessante falarmos sobre isso, porque com o passar dos anos as mulheres tiveram tantos direitos conquistados, mas aquele preconceito segue e segue escondido numa 'brincadeirinha', comentário e em alguns casos, até em decisões profissionais. Não dá pra se calar!" cita Jéssica Santos da Luz, acadêmica de Publicidade e Propaganda da UniAmérica Descomplica.

Ao trazer debates sobre assuntos como esse, os projetos integradores são capazes de abrir cada vez mais espaço para transformar e melhorar aspectos sociais.

O documentário já está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DDNBX7uhPN4


Mais notícias