Mídias Digitais: os challenges além do Insta e do TikTok
Malu Garbo
Acadêmica de Jornalismo da UniAmérica
No contexto atual do mundo em constante transformação digital, diversas profissões tiveram de se adaptar às novas tecnologias agora inseridas no mercado de trabalho. Uma dessas áreas, a Comunicação Social, que antes utilizava da mídia analógica como conjuntos de meios de comunicação, também foi impactada por essas mudanças, e hoje, com o acesso à internet, as Mídias Digitais ganharam um grande destaque.
Para entendermos melhor essa diferença, aqui está uma comparação entre estes dois meios midiáticos:
Mídias analógicas: a comunicação é unilateral, ou seja, não há interação com a audiência, impedindo que haja feedback sobre o conteúdo;
Mídias digitais: com os adventos das redes sociais, o público pode interagir com tudo que postado, tornando o contato maior com quem será atingido;
Reconhecendo que hoje o mundo já se encontra submerso na inovação do universo online, a demanda por estes profissionais só tende a crescer cada vez mais, sendo eles os responsáveis por lidar diretamente com o relacionamento destas mídias digitais em nossas vidas.
Porém, mesmo sabendo disso, muitas pessoas ainda ficam com a dúvida: como o Social Media (indivíduo desta área) atua na prática?
Levando este questionamento em consideração, a UniAmérica Descomplica, Centro Universitário número 1 de Foz do Iguaçu, está aqui para te mostrar todos os challenges da profissão, além do Insta e do TikTok.
Análise de redes sociais
Nesta esfera, o profissional trabalha monitorando a performance dos resultados dos conteúdos exclusivamente das redes sociais de uma empresa, analisando quais publicações tem potencial de gerar mais engajamento e transformar visitantes em clientes.
Games interativos
Sendo buscar interagir com o público uma das metas dos profissionais, eles também têm espaço no ramo de criação de jogos, sejam eles para fins educativos ou de entretenimento. Um destes exemplos é o Kahoot, aplicativo muito utilizado em escolas para manter os alunos animados por meio da gamificação em sala de aula.
Produção de conteúdo para web
Apesar desta definição ser muito vasta, na produção de conteúdo para web o indivíduo trabalha basicamente criando material para plataformas, como por exemplo: vídeos para redes sociais para um perfil ou textos para blog de uma empresa.
Atendimento em redes sociais
Hoje em dia é muito comum que, para saber mais sobre um produto, as pessoas busquem tirar suas dúvidas diretamente pelas redes sociais da empresa. Esta ação descomplica todo o processo de um possível cliente e o aproxima da marca, por isso, é importante ter um profissional que realize esse atendimento de maneira rápida e efetiva.
Se interessou por este segmento da comunicação digital? Então se liga que tá rolando vestibular online na UniAmérica Descomplica para você começar a estudar por aqui com descontos épicos, acesse o site e inscreva-se: https://uniamerica.br/vestibular