Páscoa Solidária
André Luiz dos Santos Freitas
Analista de Marketing
O Centro Universitário Descomplica Uniamérica esteve presente mais um ano na Páscoa de centenas de famílias iguaçuenses neste ano com duas ações de impacto para a comunidade, sendo uma através de projeto integrador do nosso curso de direito em parceria com a DEPPEN e a Ong Anjo Gabriel e a outra como já é de costume em parceria com a CMEI de 3 lagoas.
E seguindo a tradição, a instituição Descomplica Uniamérica mais um ano se faz presente na vida das crianças da creche do bairro Três Lagoas.
PROMOVENDO O BEM À SOCIEDADE
Enquanto os estudantes de Direito estão “na caça aos ovos de chocolate” para distribuição para as crianças da ONG Anjo Gabriel, os internos do DEPPEN estão confeccionando coelhinhos de crochê para compor a ação.
"A participação do DEPPEN se dará no fornecimento da mão de obra de presos da padaria do complexo penitenciário, na produção de 600 pães de cachorro quente, e ainda, cerca de 200 amigurumis (coelhinhos) para presentear as crianças. O Conselho da Comunidade na execução da pena está doando todo o material para a produção das pelúcias", explica o coordenador do curso William Zonatto.
Nossos alunos estão acostumados a atender a comunidade de Foz e região via projetos integradores, trazendo soluções com iniciativas que partem desde audiências de conciliação, consultoria e atendimentos veterinários até projetos de arquitetura.
Temos em nosso DNA o atendimento à comunidade e suas demandas reais, promovendo assim a prática de nossos alunos, pois acreditamos que assim formamos profissionais capacitados para enfrentar a realidade do mercado de trabalho e sabemos da importância de estar presentes na comunidade, incentivando boas práticas através da educação.
"A participação do acadêmico de Direito atrelada às causas sociais sem dúvida contribui para uma formação mais humanizada e mais consciente do papel dos operadores do Direito, é esse o perfil de profissional que queremos, como cidadão atuante em sua comunidade e no poder que sua atuação profissional tem para a transformação da comunidade em que vive.
Parcerias como essa com o DEPPEN e Conselho da Comunidade da Execução na Pena visam desmistificar e por vezes conscientizar o acadêmico e a sociedade que as pessoas que cometem delitos são apenas pessoas e que o sistema prisional e a sociedade em geral ao contribuir para que o momento de reclusão seja um momento de oportunidades para aprendizado de uma nova profissão, estudos e contribuição social como os artesanatos produzidos e destinados às crianças, que permitem com que os detentos ressignifiquem valores, recomecem e reconstruam o tecido social que foi rompido com a prática delitiva. Todos saem ganhando." - Willian Zonatto, Coordenador do curso de Direito; Carla Giselle Duenha, Professora de direito a frente do projeto.

📷 © Crédito: MyCroWonder
ALUNOS INTEGRADOS A CAUSAS REAIS
Graças a iniciativas como estas, nossos estudantes geram o sentimento de compromisso social cumprido, pois, muitas crianças terão a oportunidade de ter uma páscoa como todas devem ser, com muita solidariedade, felicidade e claro com muito chocolate, sem deixar de lado o simbolismo com os coelhinhos de crochê.
“Essas ações sociais oportunizam aos alunos a participação na sociedade, fazendo a sua parte. Isso ajuda a formar cidadãos comprometidos com o mundo ao seu redor. Nossa instituição está comprometida a levar às crianças do CMEI de Três Lagoas muita felicidade e manter vivo o espírito de Páscoa. A CMEI Três Lagoas é parceira da UA há 2 anos e as crianças esperam ansiosas por essas ações”. - Lúcia Makhlouf, Relacionamento - Uniamérica Foz.
Se agrada nossos pequenos, agrada também as famílias que por muitas vezes se vêem em conflito com a realidade em que vivem.
“As famílias são muito receptivas às nossas ações, tendo em vista que o ambiente é pequeno e sempre que podemos desenvolver algo com as crianças, pensamos em proporcionar bons momentos e memórias afetivas. Essa parceria com a Descomplica Uniamérica é um sucesso desde a primeira ação que realizamos! É incrível vê-los esperando pela Páscoa e nossos visitantes, pois sempre avisamos que teremos visitas, e que eles precisam estar cientes que além dos professores, terá pessoas de fora. Em relação às famílias, sempre nos reunimos para discutir as possibilidades e possíveis eventos que vamos realizar, a comunidade é muito parceira conosco e sempre conseguimos atender as expectativas dos nossos pequenos.” - Karina, Diretora do CMEI Três Lagoas. (Egressa de Pedagogia da UA).
Seja você também protagonista de boas ações e matricule-se na Descomplica Uniamérica, aqui te preparamos para a realidade da sociedade.