VOLTAR

A importância do LinkedIn para o seu perfil profissional e como utilizá-lo

Aline Galvão

Acadêmica de Publicidade e Propaganda

Atualmente no mercado de trabalho, as empresas buscam agilidade e assertividade nas escolhas por profissionais. O LinkedIn fornece uma área considerável para a exposição do perfil de um profissional, sua experiência e conhecimentos em determinada área.

O interessado faz a criação da sua conta e consegue registrar toda carreira, pode conectar-se com colegas de profissão, que fazem referências às suas capacidades profissionais, e ainda consegue publicar artigos sobre os assuntos que domina ou estuda.

As empresas podem analisar muito bem o perfil do candidato, verificando previamente as características da pessoa que buscam para preencher determinado perfil, podendo fazer uma oferta direta, ou o chamando para um processo seletivo.

Agora vem entender como deixar seu perfil no LinkedIn chamativo e preparado para receber algumas propostas. Segue o passo a passo que preparei pra você:

1. Escolha sua foto de perfil e o seu banner

Colocar uma foto que destaque seu rosto e um banner (1128px por 191px) é o principal para o seu perfil. Lembrando que tudo colabora para como você quer ser visto profissionalmente.

Esse é o momento que você vai inserir seu nome e sobrenome, seu cargo atual, setor, grau de ensino, país e estado, e se preferir suas informações de contato.

2. Informações adicionais sobre você

Colocar uma breve descrição sobre quem você é, atividades que você já participou e suas promoções.

3. Adicione seu histórico profissional

Nesta seção, é o momento de você preencher toda sua experiência na carreira, as informações da empresa, o período que você trabalhou nela e o cargo que ocupava.

4. Adicionar seus certificados e pedir indicações pode ser o diferencial no seu perfil

Aqui você pode destacar todos os cursos que já terminou e pedir para pessoas que já trabalharam com você deixar uma indicação no perfil. A indicação é um breve texto de como foi esse período de trocas no mesmo setor ou empresa.

5. Faça conexões

As conexões no LinkedIn são como adicionar ou seguir pessoas assim como em outras redes sociais, mas nesse caso, é voltado para um âmbito profissional. Dessa forma você pode criar conexões com pessoas que estão na sua área de interesse.

Dê uma olhada e siga a gente no LinkedIn!

Mais notícias