VOLTAR

Como se sair bem em uma entrevista de emprego?

Aline Galvão

Acadêmica de Publicidade e Propaganda

Conquistar um espaço no mercado de trabalho ainda mais na sua área dos sonhos dá lugar a um orgulho profissional enorme.

Mas para isso, todos nós precisamos passar por um processo: a entrevista de emprego, que ainda causa certo nervosismo até para aqueles que já fizeram vários processos seletivos durante sua carreira.

Se você é uma dessas pessoas, respira fundo e vem comigo que separei algumas dicas para te auxiliar nessa jornada!

1. Hora de preparar o currículo

Na atualidade temos muitas plataformas que deixam esse processo mais simples e eficaz, um exemplo deles é o LinkedIn, que gera um currículo em PDF com todas as suas informações profissionais adicionadas previamente na plataforma. E pra isso só basta alguns cliques: acesse seu perfil, clique em “mais” e por fim, selecione “salvar PDF”, prontinho, aí está o seu currículo.

Caso você prefira montar o seu próprio currículo, colocando no layout mais da sua personalidade, eu apoio super também!

2. Estude as perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego

Algumas perguntas já se tornaram um padrão nas entrevistas. Sendo assim, aconselho dar uma estudadinha nelas antes da entrevista e já pensar previamente nas respostas, lembrando que você não vai conseguir gravar todas as suas falas, já que o objetivo é não ser pego de surpresa e conseguir responder da forma mais natural possível, como se fosse uma conversa mesmo.

Pense em como responderia às seguintes perguntas:

  • Por que você se interessa em trabalhar nessa empresa?

  • Quais são seus pontos fortes e fracos?

  • Do que você mais se orgulha? Quais são suas maiores conquistas?

  • Onde quer estar em 5 anos?

Eu acho SUPER importante pesquisar a fundo sobre a empresa e a vaga também, assim você pode estar mais preparado para outras perguntas que podem aparecer durante a entrevista.

3. Utilize o método STAR

No inglês “STAR” vem de: Strategy, Task, Action e Result. Em português: Estratégia, Tarefa, Ação e Resultado. Esse método é ideal para estruturar melhor as respostas para as perguntas que o recrutador faria sobre como foram suas experiências em projetos anteriores, para entender como você lidou com determinadas situações de trabalho no passado.

4. Fale sobre o seu processo de desenvolvimento profissional

Além dos valores que você gerou nas empresas em que trabalhou, não deixe de citar o aprendizado que obteve para o seu desenvolvimento profissional.

Até porque mesmo fora de um ambiente de formação acadêmica como a faculdade, estágio, curso de pós-graduação, o processo de desenvolvimento deve continuar acontecendo.

Então pense sobre: O que novos cargos, projetos e diferentes equipes te ensinaram? Quais as novidades e desafios cada etapa da carreira que merecem destaque, na sua opinião?

5. Primeiras impressões

Mostre-se como quer ser percebido, nesse caso, tome cuidado com o horário e procure ser pontual, ouça com atenção, e mantenha-se aberto para essa oportunidade.

Aliás, outro ponto importante é que já foram os tempos em que nas entrevistas eram necessárias vestimentas extremamente formais, hoje isso é pautado a partir da área e ambiente em que você está inserido profissionalmente.

Sua profissão pede um look mais descontraído ou um look mais social? Tá liberado e vale a pena dar uma olhadinha em inspirações de roupas no Pinterest!

6. Seja coerente nas mídias sociais

Pode causar mais pressão quando dito, mas seus perfis nas redes sociais também são avaliados, não como meio de régua sobre quem você é, mas sim para que possam te conhecer melhor, saber quais os seus gostos, o que faz no seu tempo livre, tudo isso pode ser analisado para entender se seu perfil encaixaria no da empresa e para analisar se ele é coerente com a vida real também.

Mas lembrando que são difíceis os casos em que apenas essa análise no perfil é decisiva, normalmente existe uma entrevista pessoalmente para analisar todos esses traços.

7. Seja você mesmo!

Apesar de toda a ansiedade e nervosismo, desvie esse pensamento de estar fazendo uma escolha “decisiva e única” e foque na perspectiva de que você está tendo uma conversa, onde precisa apresentar características e feitos que destacam você enquanto profissional.

Afinal, dessa forma, poderá trazer mais dos seus traços e singularidade para entrevista, que também é algo muito observado por empregadores.

Agora, é seu momento de brilhar! Boa sorte com a sua entrevista, vai lá e arrasa, viu?!

Mais notícias